Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
Prefeitura de São Paulo participa do maior evento de criatividade do país
Neste domingo (21), a Prefeitura de São Paulo integrou a programação de atividades do “World Creativity Day”, o Dia Mundial da Criatividade. O evento aconteceu em 44 cidades do Brasil e faz parte do calendário oficial das Nações Unidas, desde 2017. O objetivo é fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento sustentável.
Na cidade de São Paulo, o encontro foi realizado ao longo do dia em diversos locais próximos à região da Avenida Paulista com atrações sobre inovação, arte, tecnologia, diversidade, e impacto social de forma aberta e gratuita.
O Dia Mundial da Criatividade é um movimento global que nasceu em uma escola de São Paulo e foi ganhando adeptos no país e no mundo. O evento acontece em mais de 40 cidades e já tem edições em Portugal, Alemanha e Sérvia.
A unidade do laboratório público de fabricação digital – Fab Lab Livre SP – no Centro Cultural São Paulo estava aberta à população e se integrou à programação de atividades que contou com 75 inspiradores e 68 atividades distribuídas também por diversos espaços como a Livraria Cultura e o Espaço Geek do Conjunto Nacional na Avenida Paulista; e a Livework, uma consultoria global de Inovação e Design de Serviço.
A abertura do evento aconteceu no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073), às 10h30, e contou com a presença de Guilherme Nafalski, Coordenador de Convergência Digital da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia; Laís Bodansky, presidente da SPCine; e Lucas Foster, idealizador do movimento World Creativity Day.
Dentre os palestrantes, estavam Alexandre Mutran, gerente de Comunicação Regional da TV Globo à frente do projeto Verdejando - uma iniciativa da TV Globo em parceria com a Prefeitura de São Paulo; o publicitário David Laloum, Presidente da Agência Y&R Brasil; a estilista Emanuelle Junqueira, em parceria com a atriz e autora Suzana Pires.
A programação teve ainda um bate papo com o radialista e apresentador Zé Luiz sobre produção e apresentação do programa DOBALACOBACO 2.ZE, programa de rádio ganhador do APCA 2015.
Estudioso da cultura digital, com mais de 15 anos de experiência, Gil Giardelli se uniu a Murilo Gun, um dos pioneiros da internet no Brasil, para um debate sobre conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação digital. O evento também contou um bate papo com a designer, empresária e sócia co-fundadora do Estúdio Colletivo, Vanessa Queiroz e a mulher por trás de toda a plataforma Feira Preta, Adriana Barbosa.
Outros assuntos foram abordados ao longo do dia, como branded content, criatividade no processo de criação de games e as game jams, futuro do trabalho, economia digital, tecnologia, intraempreendedorismo, transição de carreira e a maternidade, agricultura e permacultura urbana.
O dia se encerrou com um bate-papo ao vivo e online na página oficial do World Creativity Day sobre o “Futurismo: O Futuro do Trabalho e o Futuro da Educação” com a participação do jornalista Lucas Mendes e o fundador do Caindo no Brasil, uma iniciativa que fortalece projetos que fazem a diferença na educação brasileira, Caio Dib.
Sobre o programa FAB LAB LIVRE SP
A Prefeitura de São Paulo detém uma das maiores redes de laboratórios públicos de fabricação digital do mundo - o programa FAB LAB LIVRE SP. Inspirados na filosofia da cultura maker ou “faça você mesmo”, os laboratórios são espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, onde o cidadão possui acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos. Os cursos e oficinas permitem a criação de quase tudo, de uma pequena escultura a um drone, robô ou prótese. São mais de 30 tipos de formações sobre temas como modelagem 3D, robótica e marcenaria, eletrônica e fabricação de projetos. Conheça mais sobre o FAB LAB LIVRE SP em www.fablablivresp.art.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk