Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
Carta de Serviços da Prefeitura de São Paulo reúne mais de 950 serviços municipais
Atualmente, 952 serviços da prefeitura já têm Cartas de Serviços publicadas no Portal SP156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br), um dos principais pontos de contato entre a Prefeitura de São Paulo e os cidadãos.
São documentos de orientação sobre os serviços da Prefeitura, compostos por três níveis de informação: tema, assunto e serviço. Ao seguir esse caminho, o usuário recebe a informação completa: o que é o serviço, quando pode ser solicitado, por quais canais, seus prazos, normas e documentação necessária, o passo a passo do serviço e se ele permite ou não uma solicitação anônima. Tudo em linguagem simples e acessível.
A Carta de Serviços está integralmente hospedada no Portal SP156, mas outros canais de atendimento disponibilizam informações sobre os serviços municipais, como o Aplicativo Móvel SP156, a Central Telefônica 156 e as Praças de Atendimento das Subprefeituras e das unidades do Descomplica SP.
A página inicial do Portal SP156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) já permite um fácil acesso aos 8 temas mais procurados pela população de São Paulo: Animais, Bilhete Único, Cidadania e assistência social, Finanças, Lixo e limpeza, Meio Ambiente, Rua e bairro e Trânsito e Transporte. Serviços como a solicitação de 1ª via do Bilhete Único Estudante ou avaliação de árvores em área pública podem ser localizados rapidamente e cada um possui sua Carta de Serviço com todas as informações necessárias. Lá você fica sabendo, por exemplo, que para solicitar a avaliação de árvores, não há taxas e o processo pode ser feito online no próprio Portal SP156.
Política de excelência
Modernizado no início de 2019, o Portal SP156 é considerado (junto com o programa Descomplica SP) o início da materialização da Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, que estabelece, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, diretrizes e padrões de excelência nos serviços ofertados pela administração municipal, incluindo aqueles prestados por terceiros ou mesmo por empresas contratadas.
A Política de Atendimento ao Cidadão foi criada pelo decreto 58.426, de 2018, e assinada pelo prefeito Bruno Covas. Para lê-la, acesse o link.
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