Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
SP156 disponibiliza serviços sobre filmagens em espaços públicos de São Paulo
Grande polo de audiovisual brasileiro, a cidade de São Paulo tem, em média, mil produções audiovisuais a cada ano em seu território. Para facilitar a interação com cidadãos e mediar o diálogo sobre esses trabalhos, que usam equipamentos ou ocupam vias públicas, a São Paulo Film Commission agora possui dois serviços digitalizados no portal SP156.
A comissão é um departamento da Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, a Spcine. Os serviços são dois: tirar dúvidas sobre filmagens em espaços públicos municipais e realizar denúncia ou reclamação sobre filmagens nesses ambientes.
O trabalho foi conduzido pela Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos (CASP) da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT). Com a inclusão dos dois serviços da Spcine em outubro, a secretaria chegou à marca dos 100 serviços digitalizados desde janeiro de 2020. Foram 113 até o momento.
A digitalização permite que a São Paulo Film Commission amplie o diálogo com a população sobre uso de espaços públicos para produções audiovisuais. Isso é vital para a cidade e para a comissão, que registrou 1.077 obras atendidas em 2019, o segundo maior número de filmagens na América Latina.
Vale lembrar que a São Paulo Film Commission não atende filmagens de cunho pessoal, jornalístico, de eventos ou fotografia. Os serviços estão disponíveis nos links abaixo, com todas as informações, documentos e a legislação que organiza as produções na cidade:
Tirar dúvidas sobre filmagens em espaços públicos municipais
Realizar denúncia ou reclamação sobre filmagens em espaços públicos municipais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk