Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
Perguntas Frequentes - WIFI LIVRE SP
1 - Como identificar um ponto do Programa WiFi Livre SP?
Estes podem ser identificados por meio da placa indicativa que possui o logo do Programa, com os dizeres "WiFi Livre SP". Além disso, ao tentar se conectar com o wi-fi, o munícipe se deparará com o nome da rede como ".WiFi Livre SP", o qual pode vir acompanhado pelo nome da empresa credenciada o qual o oferece.
2 - Quais espaços públicos estão contemplados?
Em sua primeira versão, iniciada em 2014, o Programa contemplou principalmente praças e parques. Durante a expansão realizada durante 2018-2020, foram contemplados também equipamentos culturais como bibliotecas, centros culturais, teatros, unidades de CEU, praças de atendimento de subprefeituras, Fab Labs, Telecentros e pontos turísticos da cidade. Além disso, devido à uma série de parametrizações para universalização do serviço, o Programa hoje contempla também alguns abrigos de ônibus e Escolas Municipais de Ensino Fundamental. A planilha anexa conta com o endereço de todos os 686 pontos do Programa.
3. O acesso é gratuito?
Sim. Basta ter acesso a um aparelho com acesso Wi-Fi, como a maior parte dos celulares, tablets e laptops. Qualquer usuário com acesso a estes tipos de equipamentos pode se conectar.
4 - A internet é de qualidade?
O programa estabelece que cada usuário navegue a, no mínimo, 512kbps. Há exigências de estabilidade, qualidade e cobertura do sinal suficientes para acessar redes sociais, assistir a vídeos, fazer videochamadas, realizar cursos online e navegar rapidamente pela internet.
Existe a previsão para uma nova expansão?
O Programa WiFi Livre SP está no Plano de Metas 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo, com o objetivo estratégico de assegurar o acesso à internet como direito fundamental, promover a inclusão digital e a expansão da economia criativa na cidade. A Meta 59 do PdM 2021-2024 é alcançar 20 mil pontos de acesso público à internet sem fio, priorizando a cobertura nos territórios mais vulneráveis e considerando a implementação de wi-fi nos ônibus municipais.
5 - Não há nenhum ponto perto de minha residência. Posso solicitar um?
É possível sugerir novas localidades pelo portal SP156 ou pelo telefone 156. A indicação de localidade será avaliada para que, em outra fase da expansão, possa ser eventualmente contemplada.
6 - O WiFi não está funcionando. Como posso abrir um chamado?
Você pode abrir um chamado por meio do portal 156 ou pelo telefone 156. Uma vez aberto, será encaminhado para a empresa responsável para verificação e normalização da situação.
7 - Há alguma restrição no uso da internet?
Não. O programa tem como premissas a neutralidade da rede, a privacidade dos usuários e a liberdade do uso da internet.
8 - A prefeitura coleta algum dado pessoal durante minha navegação?
Não. As regras do programa proíbem a coleta de dados pessoais. Só coletamos dados referentes à qualidade do serviço, como velocidade de conexão, número de usuários simultâneos, consumo total de banda e disponibilidade do serviço nas localidades, por exemplo, que não violam a privacidade dos cidadãos e permitem à Prefeitura monitorar e melhorar a qualidade do serviço oferecido.
9 - É seguro?
Em todo acesso à internet, sobretudo em redes abertas, o usuário deve tomar alguns cuidados básicos. Evite inserir dados pessoais ou sensíveis em páginas inseguras (sem o "cadeado" na barra de endereço). O CERT.br possui uma cartilha de segurança para a internet: https://cartilha.cert.br/