Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia

Quinta-feira, 7 de Novembro de 2024 | Horário: 17:40
Compartilhe:

SMIT e SEGES participam de cerimônia das Certificações ISO obtidas por São Paulo

Evento apresentou as conquistas da cidade: Duas Platinas e um Ouro nas Normas ABNT

Na terça-feira, 22 de outubro, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, em conjunto com a Secretaria Municipal de Gestão, realizaram evento para celebrar mais uma conquista da cidade de São Paulo.

Em 2024, a cidade de São Paulo alcançou a certificação máxima nas Normas ABNT NBR ISO, que regulamenta e classifica um munícipio como Inteligente, Sustentável e Resiliente. A aquisição do prêmio foi revelada em primeira mão, durante a cerimônia do Futurecom, maior evento de tecnologia da América Latina, que se deu entre os dias 8 e 10 de outubro, pelo Secretário Adjunto de Inovação e Tecnologia, Humberto de Alencar.


Com duas Platinas e um Ouro, São Paulo se firma ainda mais como epicentro da tecnologia e qualidade de vida.


O evento destacou o compromisso da Cidade de São Paulo em promover melhorias contínuas na qualidade de vida e na gestão urbana por meio da colaboração entre secretarias. Em menos de um ano, a metrópole alcançou níveis máximos de certificação: ISO 37120 (Cidades Sustentáveis - Platina), ISO 37123 (Cidades Resilientes - Platina) e ISO 37122 (Cidades Inteligentes - Ouro).

 

Fotografia: Marcello Zambrana


Contou com a presença do Sr.Vahan Agopyan, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, da Secretária Municipal de Inovação e Tecnologia, Maiara Carvalho, da Secretária Municipal de Gestão, Marcela Arruda, e também do Secretário Adjunto de Inovação e Tecnologia, Humberto de Alencar, mostrou a comemoração do grande esforço realizado até chegar a esse patamar, não somente com o trabalho dessas duas secretarias, mas com o trabalho de diversos outros órgãos e secretarias envolvidos.


Isso proporcionou que todas as áreas da administração municipal pudessem receber esse nível de excelência, pois todos os setores foram avaliados na certificação: Saúde, Educação, Trabalho/Empreendedorismo, Urbanismo, Verde e Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Segurança (Smart Sampa), Zeladoria (Gaya, Urano, Programa de Asfaltamento e trânsito faixa Azul, Resiliência a eventos extremos CGE Baixas e Altas Temperaturas), Cultura,  Esporte Lazer (eventos internacionais), infraestrutura e Obras, programas sustentabilidade (lixo, ecopontos, cooperativas), Alimentação/Abastecimento/Agricultura (segurança alimentar, hortas urbanas, Sampa Mais Rural), Tecnologia (Descomplica, 156, FabLab, FabLab games, SampaCast, Teia,  Geosampa, Mobilidade Urbana Elétrica, Antenas 5G).

Segundo a ABNT, a integração da cidade com os 276 indicadores, alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU é crucial para o bom funcionamento dos serviços urbanos e para a melhoria da qualidade de vida. O passo dado por São Paulo, chegando aos 251 indicadores, demonstra seu compromisso com a qualidade e transparência na gestão pública faz também com que a cidade tenha acesso a financiamentos e investidores  internacionais que buscam vislumbrar o posicionamento do município frente a questões de sustentabilidade, respeito ao cidadão e qualidade de vida.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens