Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia

Exibindo 1 para 1 de 2
Sexta-feira, 16 de Maio de 2025 | Horário: 09:40
Compartilhe:

SP156 utiliza Inteligência Artificial para facilitar o atendimento aos cidadãos

Por reconhecimento de imagem, IA identifica qual serviço ideal para o munícipe

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) lançou no aplicativo SP156 a nova funcionalidade Solicitação Inteligente, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para identificar, a partir do envio de imagem pelo munícipe, qual o serviço ideal que o solicitante está buscando.

Com essa inovação, o cidadão consegue tirar uma foto na hora ou selecionar uma imagem da galeria e enviar ao sistema que, por meio de reconhecimento de imagem, irá sugerir automaticamente o serviço correspondente de forma rápida e eficiente.


Neste primeiro momento, a funcionalidade está em fase inicial, com seis serviços mapeados que podem ser identificados pela IA, como tapa-buraco, reparos em viadutos e limpeza de ônibus. Em breve, mais serviços estarão disponíveis.


Modernização do serviço público


A implementação de IA nos canais do SP156 reforça o compromisso da SMIT com a inovação tecnológica e com a melhoria contínua de seus atendimentos, facilitando a vida dos paulistanos. É uma meta importante da Secretaria não apenas a digitalização dos serviços públicos, como também o avanço tecnológico em prol das pessoas.


Com mais de 700 serviços, hoje o SP156 é a maior central de atendimento de uma cidade da América Latina, com mais de 10 milhões de acessos e 2 milhões de solicitações resolvidas por ano. De remoção de entulho a registro geral do animal, os serviços da Prefeitura de São Paulo podem ser encontrados nos canais do SP156, como aplicativo, telefone, site e WhatsApp.


A SMIT se orgulha em buscar promover sempre o melhor atendimento, com inovação e tecnologia. É a SMIT chegando com modernização e serviços de qualidade!

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens