Mooca

Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)

Nesta página, o cidadão encontra orientações sobre como solicitar informações públicas e relatórios estatísticos dos pedidos realizados.

"O Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) recebe e registra pedidos de acesso à informação feitos por cidadãos e
cidadãs aos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).


São admitidos pedidos feitos pelo:


*Sistema de pedido eletrônico (e-SIC),
*Presencialmente (SIC Presencial) e
*Correspondência física (cartas).

 

1. Pedido eletrônico (e-SIC):
Instruções para seu pedido:

 


1. Acesse o e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão).


2. No sistema, clique em “Cadastre-se” para realizar o seu cadastro. Na própria tela de cadastro você terá sua
identificação e a senha de acesso que você registrou.


3. Acesse o sistema com seu endereço eletrônico (e-mail pessoal) e senha


4. Clique em “Registrar Pedido” e preencha o formulário de solicitação da informação pública que você deseja

Atenção: Antes de realizar o pedido de informação pública, leia atentamente as dicas para o seu registro e conheça os
procedimentos
que devem ser adotados para fazer sua solicitação.
Orientações para o Registro de Pedidos de Acesso à informação na Cidade de São Paulo


5. O e-SIC irá disponibilizar um número de protocolo que será enviado para o e-mail cadastrado. Guarde o número do
seu protocolo, pois ele é o comprovante do registro da solicitação via sistema.


6. Para consulta das informações pertinentes ao funcionamento do e-SIC da cidade de São Paulo acesse também:


A - Como funciona o Acesso à Informação na Cidade de São Paulo


B – Orientações para servidores quanto ao atendimento de Pedidos de Acesso à Informação


C - Lei de Acesso à Informação: Um instrumento para promover a transparência


Você pode acessar o e-Sic pelo Portal da Transparência ou através do Portal SP 156 e-SIC


2. Pedido Presencial (SIC presencial):
Rua Taquari, 549 - Mooca  CEP: 03166-000

O registro do pedido de forma presencial também pode ser feito na Controladoria Geral do Município, de segunda a sextafeira, nos seguintes endereços:

 

 Unidades do Descomplica SP:

  • Butantã: Rua Ulpiano da Costa Manso, 201, Jardim Peri Peri, São Paulo – CEP 05538-000
  • Santana/Tucuruvi: Avenida Tucuruvi, 808, Tucuruvi – São Paulo – SP – CEP. 023404-002
  • Campo Limpo: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 65, Chácara Nossa Senhora do Bom Conselho, São Paulo – SP –CEP 05763-470
  • São Miguel Paulista: Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76, Vila Jacuí, São Paulo – SP, CEP 08060-150
  • Jabaquara: Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314 - Jabaquara - São Paulo, CEP 04308-001
  • São Mateus: Avenida Ragueb Chohfi, 1.400 - Parque São Lourenço, São Paulo - CEP 08375-001
  • Penha: Rua Candapuí, 492 - Penha, São Paulo - CEP 03621-000
  • Capela do Socorro: Rua Cassiano dos Santos, 499 - Jardim Cliper - CEP 04827-110


Horário de Atendimento: 08h às 17h.


3. Correspondência Física (cartas):


Todos os órgãos da Prefeitura de São Paulo poderão receber carta com pedido de informação pública em seus respectivos
endereços.

A correspondência deve ser enviada ao endereço: Rua Taquari, 549 - Mooca CEP: 03166-000, registrando a seguinte indicação no assunto: “Pedido de Acesso à Informação”


Caberá ao servidor/operador do e-sic de cada órgão encaminhar a carta digitalizada para a OGM – Divisão de
Transparência Passiva via e:mail transparenciapassiva@prefeitura.sp.gov.br.
Também deve ser informado o endereço eletrônico (e-mail) ou o endereço físico para envio da resposta ao pedido de
informação.
 

Polos de Acesso à Informação


Também é possível realizar pedidos de acesso à informação a qualquer órgão da Prefeitura Municipal de São Paulo
(PMSP), nas praças de atendimento das Subprefeituras e nas Bibliotecas Polo de Acesso à Informação.


Prazo


O pedido de informação será respondido em até 20 (vinte) dias, prorrogáveis por mais 10 (dez), cabendo pedido de
revisão da resposta
no prazo de 10 (dez) dias, contados a partir do primeiro dia útil após o registro da resposta pelo
órgão.


Outros canais de relacionamento


Além do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), a Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) oferece outros canais de
relacionamento. Saiba escolher o mais adequado para a sua necessidade:

 

  • Portal de Atendimento SP 156:

Para solicitar serviços à Prefeitura de São Paulo (tais como manutenção da rede de iluminação pública ou podas de
árvores), ligue 156 ou acesse o Portal SP 156 ou ainda registre por meio do aplicativo para celular SP 156 (com versão
disponível para iOS e Android).

 

  • Ouvidoria Geral do Município:

A Ouvidoria Geral do Município de São Paulo (OGM-SP) recebe denúncias, reclamações, sugestões e todo tipo de
manifestação nos seguintes canais:
Pelo telefone, no número 156 (opção: número 5), da Central SP 156;
Por e-mail: ogm@prefeitura.sp.gov.br;
Para maiores informações acesse o site: Fale com a Ouvidoria

 

  • Denúncias de assédio

Pelo telefone: 3334-7125. Horário de Atendimento: 10h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira, (Este canal é somente
para denúncias de assédio moral e sexual).

 

  • Denúncias de corrupção ou irregularidades:

Você pode denunciar irregularidades ou ações ilegais por parte de funcionários da Administração Municipal, mantendo seu
anonimato, caso deseje.


Por e-mail: denunciaogm@prefeitura.sp.gov.br;
Pelo site: Serviços — Portal (prefeitura.sp.gov.br)

Pessoalmente: Rua Dr. Falcão, nº 69 (ao lado da Estação Anhangabaú do Metrô – Linha Vermelha).
Por carta: Rua Líbero Badaró, 293, 19º andar, Centro, São Paulo – SP – CEP: 01009-907.


Ou acesse o site do FOCCOSP: Fórum de combate a corrupção e lavagem de dinheiro: Acesse Web Denúncia Corrupção.
Acesse a bases de dados contendo todos os pedidos respondidos pela Prefeitura de São Paulo desde a criação do e-SIC
municipal, em agosto de 2012.


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Relatórios
A Controladoria Geral do Município divulga relatórios sobre os pedidos de informação recebidos via e-SIC,: Acesse os
relatórios anuais da Lei de Acesso à Informação (LAI)
.“


Acesse também os Relatórios de Transparência Passiva