Controladoria Geral do Município

Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
The following has evaluated to null or missing:
==> group.getExpandoBridge().getAttribute("Tipo do site")  [in template "20095#20121#4291382" at line 4, column 33]

----
Tip: If the failing expression is known to legally refer to something that's sometimes null or missing, either specify a default value like myOptionalVar!myDefault, or use <#if myOptionalVar??>when-present<#else>when-missing</#if>. (These only cover the last step of the expression; to cover the whole expression, use parenthesis: (myOptionalVar.foo)!myDefault, (myOptionalVar.foo)??
----

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign customFieldTypeValue = group...  [in template "20095#20121#4291382" at line 4, column 1]
----
1<#include "${templatesPath}/UTILS" /> 
2<#assign group = themeDisplay.getScopeGroup() /> 
3<#assign customFieldValue = group.getExpandoBridge().getAttribute("Título do site")!"" /> 
4<#assign customFieldTypeValue = group.getExpandoBridge().getAttribute("Tipo do site")[0]!"" /> 
5<#assign customFieldParentValue = group.getExpandoBridge().getAttribute("Nome do site pai")!"" /> 
6<#assign customFieldURLParentValue = group.getExpandoBridge().getAttribute("URL do site pai")!"" /> 
7 
8<@getCurrentGroupBaseURL/> 
9 
10<#macro mountNavigation folderId> 
11  <#assign 
12    folder = restClient.get("/headless-delivery/v1.0/structured-content-folders/" + folderId)!{} 
13  /> 
14 
15  <#if folder?exists> 
16    <#assign 
17      folderPageFriendlyUrl = folder.customFields[0].customValue.data!"" 
18      folderName = folder.name 
19      hasParent = folder.parentStructuredContentFolderId?has_content 
20    /> 
21 
22    <#if folderPageFriendlyUrl?has_content && folderName?lower_case != "home" && folderName?lower_case != "menu"> 
23      <#assign 
24        navigation = [{'name': folderName, 'URL': currentGroupBaseURL + folderPageFriendlyUrl}] + navigation 
25      /> 
26    </#if> 
27 
28    <#if hasParent> 
29      <@mountNavigation folder.parentStructuredContentFolderId/> 
30    </#if> 
31  </#if> 
32</#macro> 
33 
34<#assign 
35  navigation = [] 
36  URL = currentGroupBaseURL 
37  folderId=restClient.get("/headless-delivery/v1.0/sites/"+groupId+"/structured-contents/by-key/"+.vars["reserved-article-id"].data).structuredContentFolderId  
38/> 
39 
40<#if folderId != 0> 
41  <@mountNavigation folderId/> 
42 
43  <nav aria-label="Caminho de Navegação"> 
44    <ol class="breadcrumb"> 
45      <li class="breadcrumb-item"> 
46        <a class="breadcrumb-link" href="${portalUtil.getHomeURL(request)}">  
47          Início 
48        </a>  
49      </li> 
50 
51      <li class="breadcrumb-item"> 
52        <#if customFieldTypeValue == "subprefeitura"> 
53        <a class="breadcrumb-link" href="${portalUtil.getHomeURL(request)}/subprefeituras">  
54          Subprefeituras 
55        </a> 
56        <#else> 
57        <a class="breadcrumb-link" href="${portalUtil.getHomeURL(request)}/secretarias">  
58          Secretarias 
59        </a> 
60        </#if>	 
61      </li> 
62       
63      <#if customFieldParentValue != ""> 
64        <li class="breadcrumb-item"> 
65          <a class="breadcrumb-link" href="${customFieldURLParentValue}">  
66              ${customFieldParentValue} 
67          </a> 
68        </li>     
69	    </#if> 
70 
71       
72      <li class="breadcrumb-item"> 
73        <a class="breadcrumb-link" href="${currentGroupBaseURL}"> 
74          <#if customFieldValue != ""> 
75            ${customFieldValue} 
76          <#else> 
77            ${themeDisplay.getScopeGroup().getName()} 
78          </#if> 
79        </a>  
80      </li> 
81 
82      <#list navigation as breadcrumbItem> 
83        <li class="breadcrumb-item"> 
84          <a class="${breadcrumbItem?is_last?then('active breadcrumb-text-truncate','breadcrumb-link')}" href="${breadcrumbItem.URL}">  
85            ${breadcrumbItem.name} 
86          </a>  
87        </li> 
88      </#list> 
89    </ol> 
90  </nav> 
91</#if> 

BIBLIOTECA COMO POLO DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Em 2016, a Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI), em parceria com a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB), implementou o projeto “Bibliotecas como Polos de Acesso à Informação” [1]. A ideia nasceu da experiência de descentralização das Oficinas da LAI por meio dos encontros denominados “LAI em Casa”, ocorridos em 2015, que levaram o tema do direito de acesso à informação para regiões mais afastadas do território central da cidade de São Paulo.

Motivado também pelo papel das bibliotecas públicas como portas de acesso ao conhecimento e à informação (Unesco - 1994 e IFLA - 2014), o projeto tinha como objetivo consolidar novos espaços físicos para atender, orientar e apoiar as pessoas na formulação de solicitações de informação à gestão pública municipal. Dessa forma, foram promovidas oficinas e atividades de formação abertas à população local, com o objetivo de disseminar o direito de acesso à informação e as ferramentas de controle social em diversos territórios da cidade.

O projeto foi implementado em oito bibliotecas municipais espalhadas por todas as regiões da cidade [2]. A partir de um processo contínuo de formação [3] de seus funcionários sobre a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011), as bibliotecas foram capacitadas para acolher qualquer pessoa que queira saber mais sobre o tema ou registrar um pedido de informação no sistema e-SIC.

[1] Acesse o termo de cooperação que formalizou a parceria entre COPI e CSMB:

[2] Veja onde estavam localizadas as bibliotecas polo de acesso à informação:

[3] Acesse os materiais de formação e de comunicação do projeto:
 

Etapas de implementação do projeto em 2016:
I) Abril: reuniões de articulação entre a Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI/CGM) e a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB/SMC) para a construção do projeto.
II) Maio: encontro inicial do projeto, com a participação da coordenação de todas as bibliotecas públicas municipais, além das coordenações regionais, do corpo administrativo e de pesquisa da CSMB - responsáveis pela gestão dos pedidos de informação e armazenamento de dados referentes ao Sistema Municipal de Bibliotecas.
III) Maio a Junho: atividades de formação promovidas com todo o corpo de profissionais das oito bibliotecas polo, trazendo questões relativas à mediação dos pedidos de informação, dados e documentos sob tutela do poder público.
IV) Junho a Agosto: multiplicação das práticas de transparência, participação e acesso à informação promovidas nas bibliotecas polo para o público interno e externo, por meio de oficinas do programa Agentes Formadores na Cultura de Governo Aberto e de formações específicas para o sistema e-SIC.
V) Agosto: realização do seminário “Biblioteca, Cidade e Território”, com três dias de duração, no Centro Cultural São Paulo. A COPI esteve presente no último dia do evento, participando da mesa “Biblioteca e Informações Cidadãs” e da Oficina “Bibliotecas, Acesso à Informação e Demandas Territoriais”, sendo esta envolvendo outros canais de diálogo entre o poder público e a sociedade civil (Central 156 e Ouvidoria).
VI) Setembro: avaliação do processo de implementação da parceria até então e planejamento da continuidade do projeto Bibliotecas como Polos de Acesso à Informação.
VII) Outubro a Dezembro: planejamento e realização de oficinas formativas a partir das especificidades (territoriais e de público) de cada biblioteca polo.

Para saber mais sobre cada uma das atividades listadas acima, acesse a seção de Promoção da Cidadania na página de Participação Social da Controladoria Geral do Município (CGM).