Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Mapa da Rede de Serviços Acessíveis

Mapa da rede de serviços públicos municipais contam com recursos de acessibilidade e garantem o atendimento da pessoa com deficiência em São Paulo

  

 

O que é? 

O Mapa da Rede de Serviços Acessíveis é uma ferramenta online que localiza equipamentos públicos acessíveis e que prestam atendimento à pessoa com deficiência na cidade de São Paulo.  

Este recurso simplifica a busca por informações e destaca locais com endereço, telefone e o tipo de acessibilidade disponível. Vale destacar que nem todos os equipamentos são plenamente acessíveis, alguns apresentam requisitos mínimos de acessibilidade para garantir o acesso da pessoa com deficiência.  

 

Como funciona? 

O acesso do mapa se dá pelo uso de uma plataforma popularmente conhecida e de fácil utilização, o Google Maps, na tradução literal do português, Mapa do Google, garantindo ao munícipe informações e a facilitação do deslocamento pela cidade com precisão. 

Para ter uma melhor visualização dos equipamentos acessíveis, basta clicar no ícone “Ver Mapa Ampliado”, localizado na parte superior direita da página. 

No mapa ampliado, o munícipe encontrará, ao lado esquerdo da tela, uma legenda com todos os equipamentos acessíveis na capital, como: Wi-Fi Livre, Instituições, Cultura, Esporte e Lazer, Assistência Social, Posto de Atendimento Presencial da Central de Intermediação em Libras (PAP-CIL), Educação, Saúde e Sampa Tátil.  

Ao clicar em qualquer um desses ícones e selecionar um serviço, serão exibidas informações detalhadas sobre: nome, horário de funcionamento, endereço e o tipo de acessibilidade disponível. 

 

História  

O Mapa foi criado por meio de pesquisas e buscas sobre os equipamentos públicos municipais acessíveis. Sua elaboração contou com apoio de Órgãos de Administração Direta, da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) e de Instituições. 

O Mapa seguirá recebendo constantes atualizações e espera-se que cresça cada vez mais e aglomerando novas informações.  

 

Reconhecimento internacional  

Em 2023, a iniciativa administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) foi reconhecida na premiação Seoul Smart City Prize, dentro da categoria Human-CentriCity (Humano-centriCidade). Como resultado, o projeto foi selecionado para participar de um programa que oferece, aos vencedores do prêmio, uma plataforma para promover o engajamento sustentável e possibilitar a implementação ampliada de suas ações.  

O Seoul Smart City Prize é um prêmio internacional que reconhece a inovação e excelência no desenvolvimento de cidades inteligentes. O prêmio foi criado pelo governo metropolitano de Seul e pela fundação World Smart Sustainable Cities Organization (WeGO).   

  

Categorias:  

• Tech-InnovaCity: Foco em tecnologia.  

• Human-CentriCity: Foco nas pessoas. 

 

Baixe a planilha e acesse o documento

Para dúvidas, sugestões ou possíveis erros encontrados no mapa, por favor contatar o e-mail
observatorio.smped@prefeitura.sp.gov.br.