Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Quadro Geral de Serviços Públicos
A Carta de Serviços à(o) Cidadã(o) reúne um conjunto de informações básicas sobre os serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo.
Prevista na Lei Federal 13.460/2017, art. 7° § 1º A Carta de Serviços ao Usuário tem por objetivo informar o usuário sobre os serviços prestados pelo órgão ou entidade, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.
De acordo com o Decreto Municipal 58.426/2018, art. 31 “Todos os órgãos e entidades prestadores de serviço público deverão publicar, em seus sítios eletrônicos na internet, o Quadro Geral de Serviços Públicos, com “link” para acesso às informações relativas aos seus serviços, na Carta de Serviços ao Cidadão”
Nos Canais de Atendimento do Portal SP156 é possível acessar as Cartas de Serviços, realizar agendamentos, solicitações, acompanhar o andamento das solicitações e ainda realizar manifestações sobre os serviços. Tudo isso de maneira integrada via:
- Portal SP156
- ChatSP156 (WhatsApp): (11) 3230-5156
- Aplicativo SP156
- Central de Atendimento Telefônico SP156: Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156 (somente para telefones fixos, celulares DDD 11 e celulares de outros Estados, com a função roaming ativada). Se você está em município dentro da Grande São Paulo, ligue 0800-011-0156 (somente para telefones fixos e celulares DDD 11).
- Descomplica SP
Lista de Serviços
Confira a lista de serviços oferecidos pela Prefeitura de São Paulo voltados às Pessoas com Deficiência, disponível no Portal 156.
Rodízio de veículos - Isenção para pessoa com deficiência (PCD)
Cartão de estacionamento DeFis (pessoa com deficiência) - Impressão ou 2º Via
Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência – Solicitar a 1° via
Bilhete Único Especial da pessoa com deficiência - Solicitar a 2ª via
Bilhete Único da Pessoa com Deficiência - Solicitar relatório de utilização ou recarga
Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência - Solicitar revisão em caso de recusa do benefício
Bilhete único da pessoa com deficiência - alterar dado cadastral ou inclusão do nome social
Bilhete único da pessoa com deficiência – enviar documentação complementar solicitada pela SPTrans
Pessoa com deficiência - Solicitar vaga para acolhimento em Residência Inclusiva
ATENDE+ - Reclamar da demora para encaixe na programação do serviço
CIPTEA - Solicitar Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Sugerir criação e ampliação de vagas para Defis em vias públicas
Acessibilidade - Solicitar Selo de Acessibilidade Arquitetônica
BPC/Loas PCD - Solicitar orientação para acessar o benefício
Acessibilidade - Denunciar falta de cadeira de rodas em supermercado
Acessibilidade - solicitar avaliação de obstáculo na calçada
Lista de Equipamentos
Confira a lista de equipamentos municipais com o Posto de Atendimento Presencial (PAP-CIL) instalados para realizar a comunicação com pessoas surdas. CLIQUE AQUI.