Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Central de Intermediação em Libras (CIL)
A Central de Intermediação em Libras (CIL) é um serviço que visa facilitar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas durante qualquer atendimento em equipamentos públicos da cidade de São Paulo.
Por meio de uma videochamada em tempo real o munícipe entra em contato com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que faz a tradução simultânea durante o atendimento no serviço público, tudo de maneira gratuita, acessível e eficiente.
A CIL 24 horas por dia durante os sete dias da semana e de acordo com o horário do equipamento público.
Modalidades de Atendimento
Online
Através de dispositivos móveis — como celulares e tablets — com os sistemas Android ou iOS, o munícipe consegue instalar o aplicativo CIL-SMPED na loja de aplicativos de seu aparelho sem nenhum custo.
Ao necessitar do aplicativo da CIL, o cidadão paulistano também não terá seu pacote de dados consumido. Esse benefício se dá por conta da Prefeitura de São Paulo ter assinado um contrato de navegação patrocinada com as principais operadoras o Brasil.
Nesta modalidade os serviços disponíveis são:
Emergências: Guarda Civil Metropolitana 153, SAMU 192;
Segurança: Central de Atendimento à Mulher 180, Disque Denúncia, Disque 100 Direitos Humanos;
Demais serviços: ADE SAMPA, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), PAP_ATENDIMENTO, PAP CATE, Tribunal Regional do Estado de São Paulo (TRE-SP).
Download do aplicativo para Android
Download do aplicativo pela Apple
Atendimento pelo site
Navegação Patrocinada – Baixe o APP você não consome seus dados!
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), assinou no dia 26 de setembro de 2019, um contrato de navegação patrocinada com as quatro grandes operadoras de telefonia (Claro, Vivo e Tim) para a Central de Intermediação em Libras (CIL).
A iniciativa é inédita no Brasil e, a partir dela, usuários surdos da CIL, e servidores públicos municipais, não mais utilizarão seus pacotes de dados para o uso do aplicativo. Trata-se de uma medida de impacto junto aos usuários mais carentes, tendo em vista que a utilização desse recurso via celular consome, em média, 100Mb por vídeochamada, o que representa um impedimento para a ampliação do uso da CIL.
Além de atender demanda da comunidade surda, a iniciativa também foca nos servidores públicos municipais, que poderão baixar o aplicativo em seus smartphones e usá-lo quando tiver que atender um munícipe que só se comunique em Libras.
Presencial
A cidade de São Paulo conta com mais de 700 Postos de Atendimento Presencial (PAP-CIL) instalados pela área técnica da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência nos equipamentos públicos. O serviço realiza uma triangulação entre a pessoa com deficiência auditiva ou surda, o servidor e o intérprete de Libras.
Confira todos os locais que contam com o PAP-CIL.