Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Sexta-feira, 2 de Maio de 2025 | Horário: 08:00
Compartilhe:

Centro TEA completa seu primeiro mês de inauguração com mais de 5 mil inscritos

Atividades e oficinas para os atendidos e seus familiares terão início no dia 05 de maio

O primeiro Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (Centro TEA) completa hoje (02) um mês de inauguração. O equipamento, localizado na Avenida Santos Dummont, nº1.318, no bairro de Santana, tem como objetivo a promoção da inclusão e acolhimento de quem está no espectro, seus familiares e a capacitação de profissionais que atuam ou desejam atuar na área. 

Inaugurado no Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), o Centro TEA já registra mais de 5 mil inscritos para o processo de triagem. A etapa consiste em uma entrevista entre a pessoa com TEA, um familiar e a Equipe Multidisciplinar (EM), com o objetivo de traçar um perfil detalhado e identificar demandas específicas, garantindo um atendimento direcionado e personalizado. 

Danielli de Andrade levou sua filha Lívia (8) para a triagem e ficou impressionada com a amplitude do espaço: “Primeiro, porque ele é grande. Ele é bonito, né? Tem esse visual acolhedor que a Lívia adorou. Ela já chegou e falou: mãe, eu quero já fazer terapia aqui.’’ Sobre a recepção no local, Danielle disse: “Pessoal super educado, tratando a mãe como a gente gostaria de ser tratada mesmo.”  

Clayton Silva e João Lucas (12), pai e filho respectivamente, estiveram presentes no Centro TEA para o primeiro contato com a EM. Na ocasião, Clayton também compartilhou suas impressões sobre a receptividade do espaço: “A recepção é muito boa, uma experiência nova. É maravilhoso para nós, pais de autistas.” Ele acrescenta: “Na verdade, nós também precisamos desse apoio. Vai ser uma mudança muito significativa na vida dele — e na nossa também.” 

O Centro TEA atua com base em seis eixos principais: Cultura, Esporte, Trabalho e Empreendedorismo, Cursos de Formação, Bem-estar e Autonomia Social e Expansão dos Horizontes.  

Atividades e oficinas 
Na próxima segunda (05) o Centro TEA inicia sua segunda fase de funcionamento. Os mais de 750 munícipes com autismo que passaram efetivamente pela triagem começarão a participar das atividades oferecidas no espaço, como artes visuais e criatividade, desenvolvimento de habilidades sociais, expressão corporal e dança, musicalização, entre outras. 

Agendamento de triagem 
Acesse o site www.prefeitura.sp.gov.br/centrotea para agendar a triagem. As informações necessárias para o cadastro são: nome, data de nascimento e endereço com CEP da cidade de São Paulo. E, também, anexe os documentos requisitados, que incluem o laudo médico e o comprovante de endereço. Por fim, selecionar o dia e horário de desejados para comparecer ao local. 

A solicitação será analisada pela equipe do Centro TEA para verificar se a pessoa se enquadra nos critérios de atendimento.  Em até sete dias úteis, o munícipe receberá uma confirmação do agendamento, com a data e o horário, por WhatsApp, telefone ou e-mail.  

A faixa etária inicial para atendimento no espaço é de seis anos. 

collections
Galeria de imagens