Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Central de Acessibilidade Comunicacional (CAC)
A Central de Acessibilidade Comunicacional (CAC) tem como objetivo garantir recursos de acessibilidade em eventos, reuniões e demais atividades públicas da gestão municipal, promovendo a inclusão e a participação plena de pessoas com deficiência.
Entre os serviços oferecidos às secretarias, empresas públicas e subprefeituras estão:
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Tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras);
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Guia-intérprete;
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Audiodescrição;
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Legenda (closed caption).
Esses recursos beneficiam diretamente pessoas com deficiência auditiva e/ou visual.
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência será responsável por custear integralmente a contratação dos serviços, assegurando, assim, a qualidade e a padronização do atendimento.
A iniciativa atende ao que determina a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI):
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Art. 9º, inciso V (Capítulo II): garante o direito ao acesso à informação e à comunicação acessível;
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Art. 43 (Capítulo IX): estabelece o dever do poder público de promover a participação de pessoas com deficiência em atividades culturais, esportivas, recreativas e sociais, com acessibilidade e em igualdade de condições.
Com isso, a CAC fortalece o compromisso da gestão pública com uma cidade mais inclusiva, acessível e justa para todas as pessoas.
Os órgãos municipais que necessitarem desses recursos precisam apenas responder o questionário no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfM-qdezjj_2vQ2fQuxQQ0jV3M8Jrl28fDDK_-E7wZgaCZiw/viewform e o pedido deve ser realizado com sete dias de antecedência de acordo com a Portaria Nº 29/SMPED/2025.
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