Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Fórum Hely Lopes Meirelles recebe serviço da Prefeitura de São Paulo para atendimento às pessoas com deficiência auditiva e surdas
Nesta terça-feira (03), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) inaugurou mais um Posto de Atendimento Presencial da Central de Intermediação em Libras (PAP-CIL). O Fórum Hely Lopes Meirelles – localizado no Viaduto Dona Paulina, s/n, Centro – é o segundo a receber o serviço que tem como objetivo ampliar a acessibilidade, além de eliminar barreiras comunicacionais para pessoas com deficiência auditiva e surdas no sistema judiciário.
Créditos: Isabella Oliveira
Descrição da Imagem: Computador do TJSP em utilização da CIL
O serviço permitirá a comunicação entre pessoas surdas e os servidores do Fórum por meio de videochamadas em tempo real. Um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) fará a tradução simultânea durante atendimentos e audiências para garantir eficiência e inclusão no acesso à Justiça.
No dia 22 de outubro foi realizada a primeira instalação do PAP-CIL no Fórum João Mendes Júnior, situado na Praça Dr. João Mendes, s/n - Liberdade. Já na próxima quinta-feira (05) o terceiro posto de atendimento será instalado no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães na Av. Dr. Abraão Ribeiro, 313 - Barra Funda, ampliando ainda mais o acesso à comunicação para pessoas surdas.
Créditos: Isabella Oliveira
Descrição da Imagem: Autoridades aplaudindo o descerramento da placa
A CIL é um serviço gratuito coordenado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) que conta com duas modalidades de funcionamento: a presencial, que dispõe de mais de 700 postos instalados em equipamentos públicos da cidade, e a modalidade online que é acessada por dispositivos móveis, com download gratuito pelo celular, disponível nos sistemas Android e IOS. Vale destacar que o uso do aplicativo não consome o pacote de dados do usuário, graças a um contrato de navegação patrocinada firmado pela Prefeitura com as principais operadoras do Brasil.
A Central de Intermediação em Libras – que realiza uma triangulação entre a pessoa com deficiência auditiva ou surda, o servidor e o intérprete de Libras – opera 24 horas por dia, sete dias por semana, respeitando os horários de funcionamento de cada local.
Reconhecimento internacional
A CIL é um serviço que já foi reconhecido em premiações internacionais, neste ano a iniciativa recebeu o prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (UNPSF&A) durante o Un Public Service Forum 2024, na cidade de Incheon, localizada na Coreia do Sul. O evento foi promovido e organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além de estar como finalista na premiação LATAM Smart Citys Awards 2024, na categoria “Sociedade Equitativa e Colaborativa”.
No último ano, a premiação da Hand Talk reconheceu a CIL na 2ª edição do Prêmio Líderes de Acessibilidade, na categoria Melhores Iniciativas de Acessibilidade Web - Organizações Públicas e Privadas. A startup alagoana é conhecida por ter a maior plataforma de tradução em Línguas de Sinais do mundo, e premia iniciativas de pessoas e organizações que estão transformando a realidade da sociedade, sejam elas por meio de projetos de acessibilidade na web ou por suas vozes e influências.
E em 2022, a SMPED recebeu o prêmio Zero Project Conference, no escritório das Nações Unidas de Vienna, na Áustria. O projeto foi reconhecido por promover a implementação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um instrumento redigido pela ONU, em 2006.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk