Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Sem limites para amar: 21ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo será a mais inclusiva da história
Pessoas com deficiência já podem se preparar para ocupar as ruas: este ano será possível participar plenamente de dois eventos que integram o 21º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo: a 17ª Feira Cultural da Diversidade e a maior parada LGBT do mundo – cujo tema é “Independente de nossas crenças, nenhuma religião é lei! Todas e todos por um Estado Laico” - serão acessíveis.
A acessibilidade dos eventos foi planejada e viabilizada por meio de uma parceria entre a Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOGLBT SP) e a Prefeitura de São Paulo – via Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPED), do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). A ativista Ivone de Oliveira, dona do blog “Gata de rodas”, foi quem criou o grupo técnico de acessibilidade da associação para discutir todas essas questões.
A 17ª Feira Cultural LGBT acontece dia 15 de junho, das 10h às 22h, ao longo de todo o Vale do Anhangabaú, onde existirão seis pórticos de entrada e saída, todos com informações sobre acessibilidade e passagens para cadeirantes. Ademais, uma rota acessível sairá da Rua Libero Badaró e seguirá diretamente para a área VIP, na frente do palco onde ocorrerão as atividades.
No evento haverá um estande compartilhado entre a SMPED e o CMPD que oferecerá informações sobre inclusão, acessibilidade e emporaderamento LGBT da pessoa com deficiência e disponibilizará o ICOM, central de tradução simultânea da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME) que possibilita o diálogo entre pessoas surdas e ouvintes - a tradução ocorre por meio de uma vídeo chamada com a participação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
No espaço, os visitantes obterão esclarecimentos sobre as funções dos dois órgãos e os Direitos das Pessoas com Deficiência. Haverá um guia de acessibilidade em formato impresso para ser distribuída graças ao apoio da Goodbros, empresa fundadora do Biomob, o aplicativo que constitui um mapeador digital gratuito de locais com acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
A área VIP da feira será totalmente acessível e as pulseiras para adentrá-la poderão ser retiradas no estande da SMPED. Além disso, durante todas as apresentações, protagonizadas por artistas LGBTs, os intérpretes de Libras realizarão a tradução, e às 15h, um flash mob. com sinais e gírias específicas da linguagem adotada pela comunidade.
Já no domingo, dia 18 de junho, pessoas com deficiência também poderão aproveitar muito durante o desfile do bloco preparado exclusivamente para que elas demonstrem todo o seu charme e sensualidade com segurança na 21ª parada Do Orgulho LGBT de São Paulo, que ocorre das 10h às 18h, na Avenida Paulista. A concentração será a partir das 10h, no vão livre do MASP, com saída às 12h30.
O show de encerramento do evento terá tradução em Libras. Haverá um espaço reservado para pessoas com deficiência a partir das 19h, no Vale do Anhangabaú.
Com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas com deficiência à Parada, parcerias estão sendo articuladas com as linhas de transporte público – metrô, CPTM e ônibus - e vans do serviço Atende transportarão pessoas com deficiência previamente cadastradas até o evento.
“Essa será uma grande oportunidade para chamar a atenção para o direito a sexualidade, orientação sexual e identidade de gênero das pessoas com deficiência. Todos esses aspectos, infelizmente, foram esquecidos perante a supremacia dos discursos dominados pelos modelos médico e religioso da deficiência e precisam ser urgentemente resgatados”, afirma o secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.
A diversidade humana será respeitada e celebrada em todas as suas facetas, afinal, todos – independente de suas condições de vida e orientações sexuais – têm amor para dar e desejos para realizar.
Serviço: 17ª Feira Cultural da Diversidade LGBT
Data: 15 de junho (quinta-feira)
Horário: das 10h às 22h
Endereço: Vale do Anhangabaú – Centro
Informações: http://paradasp.org.br/
21ª Parada do Orgulho LGBT
Data: 18 de junho (domingo)
Horário: 12h30 – concentração: a partir das 10h.
Endereço: Avenida Paulista – Em frente ao MASP
Ações Inclusivas
• Dia 15 de Junho - 17ª Feira Cultural da Diversidade LGBT- Vale do Anhangabaú
- Estande compartilhado da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CMPD-SP)
- Oficina de Libras e esclarecimentos sobre as funções e realizações da SMPED e do CMPD-SP.
- Distribuição de pulseiras para área VIP.
- Rota acessível que indicará espaços e banheiros químicos que possuem acessibilidade.
- Flash mob. de Libras com sinais e gírias específicas da linguagem LGBT durante todas as apresentações.
- Central de Tradução simultânea de Libras por meio de vídeo chamada (ICOM) da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME) para auxiliar o atendimento do público.
- Distribuição de impressos que indicam locais com acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
• Dia 18 de Junho - 21ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e Show de Encerramento
- Desfile do bloco das pessoas com deficiência.
- Show de encerramento com tradução em Libras. Haverá um espaço reservado para pessoas com deficiência.
- Vans do serviço Atende transportarão pessoas com deficiência previamente cadastradas no dia do evento.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
EqualWeb Acessibilidade Web
A EqualWeb é uma plataforma de acessibilidade web que ajuda a tornar o seu site mais acessível para todos os utilizadores.