Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Prefeitura de São Paulo promove final do Campeonato Paulista de Futebol de Amputados
A Prefeitura de São Paulo promoveu neste sábado (27), por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e de Esportes e Lazer, a final da 10ª edição do Campeonato Paulista de Futebol de Amputados. A partida, realizada na quadra de futebol society do Parque Ibirapuera, foi disputada por duas equipes de Mogi das Cruzes: Corinthians e Instituto Só Vida. O time do Corinthians foi o vencedor, com o placar de 3 X 0.
A competição, que teve início em 9 de março, contou com a participação de oito times. De acordo com Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência, o objetivo do torneio é difundir a prática esportiva para esse público.
“Todos podem ser ativos. E o futebol é um meio de inclusão. As principais causas de amputações são os acidentes envolvendo motocicletas”, afirmou.
Foi por esse motivo que a Prefeitura assinou, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) , na última quinta-feira (18) , termo de cooperação com as empresas brasileiras de entrega por aplicativo iFood e Loggi, com foco em medidas de segurança voltadas para os motociclistas que atuam nessas plataformas.
Outra medida foi a proibição da circulação de motos na pista expressa da Marginal Pinheiros, no sentido Castello Branco.
Brasil é destaque na modalidade
O futebol de amputados ganhou visibilidade mundial em meados de 2015, quando a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), em razão da responsabilidade social, criou a Federação Europeia de Futebol para Amputados (EAFF), estimulando a modalidade na Europa. No continente já são mais de dez seleções nacionais, com torneios de alto rendimento.
O Brasil é destaque na modalidade. Conquistou o tetra campeonato mundial (1989, 2000, 2001 e 2005) , é tri campeão da América (2009, 2013 e 2015) e atual vencedor da Copa das Confederações (2016).
O secretário de Esportes e Lazer de São Paulo, Carlos Bezerra Jr. enfatizou a importância do torneio.
“O futebol de amputados é destaque em vários países do mundo, com crescimento da formação dos times. No Brasil, precisamos estimular mais essa prática esportiva, como forma também de inclusão, de superação e de oportunidade. Estamos seguindo nesta direção aqui em São Paulo”, disse.
Conheça as regras do futebol de amputados
• Os jogos são disputados em campo society, com dimensões mínimas de 60mX38m;
• Cada equipe tem sete jogadores e o goleiro é amputado de um dos braços. Já os atletas de linha são amputados de uma das pernas;
• As partidas são divididas em dois tempos de 25 minutos, com intervalo de dez minutos. Os técnicos podem pedir um tempo de um minuto para orientar seus atletas a cada etapa da partida;
• A muleta não pode tocar na bola de forma intencional e o goleiro não pode sair da área;
• O tiro de meta não pode ultrapassar o meio campo e a lateral é cobrado com o pé;
• Não há limite para substituições e os jogadores substituídos podem voltar ao jogo
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
EqualWeb Acessibilidade Web
A EqualWeb é uma plataforma de acessibilidade web que ajuda a tornar o seu site mais acessível para todos os utilizadores.