Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
SMPED lança documentário “Ser Pessoa com Deficiência em Sampa”
Em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a SMPED realizou na última sexta-feira, 03, a estreia do documentário: “Ser Pessoa com Deficiência em Sampa”. A produção inédita conta histórias de pessoas com diversas deficiências, seus desafios e afetos enquanto moradoras da maior cidade do país.
O evento de lançamento aconteceu no CCSP - Centro Cultural São Paulo, e contou com a participação da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, o secretário adjunto da SMPED, Vinicius Schaefer, da secretária municipal de Cultura, Aline Torres, entrevistados do filme, equipe envolvida na produção do projeto e convidados. O filme foi disponibilizado no canal do Youtube da SMPED, Inclusão SP, com sessões agendadas ao longo do final de semana. Em 2022, outras exibições serão disponibilizadas.
Além de assistir ao documentário, os participantes acompanharam uma apresentação do grupo Movimentarte, “A Dança em Nós”, que usa a dança como base para o desenvolvimento e socialização de pessoas com deficiência e também uma peça do Teatro Cego, “Acorda Amor!” que conta com músicas de Chico Buarque e narra a história de quatro jovens que lutam contra a ditadura militar nos anos 70.
O “Ser Pessoa com Deficiência em Sampa” mostra o olhar, as dificuldades, a relação com a cidade e as necessidades específicas de cada deficiência, representadas em dez histórias. Contribuíram para a construção do diálogo proposto nesse projeto, Nayara Rodrigues que é atriz, poeta surda, intérprete e consultora de Libras; José Vicente de Paula, mineiro, mas morador de São Paulo de longa data e fundador do grupo Amigos Pra Valer, projeto que reúne pessoas cegas e promove atividades culturais e de lazer na cidade; Silvana Cambiaghi, arquiteta, referência em acessibilidade e precursora do tema na capital paulista; Paula Ferrari, fisioterapeuta paulistana que teve deficiência física adquirida e se tornou produtora de conteúdo sobre acessibilidade, inclusão e sexualidade da Pessoa com Deficiência assim como outros ativistas da causa, a Cláudia Sofia e o Carlos Jorge que são surdocegos e que entre outras coisas compartilharam suas particularidades de comunicação.
Ainda entre os entrevistados, temos o Fernando Vigui, nascido em São Paulo, ator, arte educador, palestrante e presidente da Associação Nanismo Brasil; Ana Maria Braga, mãe dos gêmeos Rafael e Renato que entre outros temas falou sobre a experiência da maternidade de filhos com autismo; Jony da Costa Naim, jornalista, ator, dramaturgo que contou sua história e preconceitos sofridos por ter paralisia cerebral; Henri Zylberstajn se inseriu no universo da Pessoa com Deficiência a partir do nascimento do filho caçula, o Pepo, que tem Síndrome de Down, entre outros papéis é o idealizador da ONG Serendipidade que atua na inclusão de pessoas com deficiência intelectual.
O filme é uma produção exclusiva da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e apresenta com delicadeza cada uma dessas histórias.
A iniciativa fez parte de uma série de ações que a SMPED começou, desde o mês de novembro, para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Créditos das fotos: Fábio Nunes
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
EqualWeb Acessibilidade Web
A EqualWeb é uma plataforma de acessibilidade web que ajuda a tornar o seu site mais acessível para todos os utilizadores.