Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Mais de duas mil pessoas participaram da terceira edição do Inclui Sampa nos Bairros
Foram mais de duas mil pessoas que participaram da terceira edição do "Inclui Sampa nos Bairros - Pessoa com Deficiência”, no último sábado, no CEU Jardim Paulistano, zona norte da capital. O objetivo do evento, que terá sua próxima edição no mês de maio, na região Sudoeste, é proporcionar, de forma prática e rápida, serviços e orientações para os habitantes da região escolhida com foco na inclusão da população com deficiência.
O mutirão é realizado em parceria com as demais secretarias municipais. Dentre elas, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), que levou o Cate Móvel com vagas de emprego para pessoas com deficiência (foram 80 vagas disponibilizadas), e a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana e SPTrans - São Paulo Transporte, que ofereceu orientações sobre o Bilhete Único Especial, além da credencial Defis e Isenção de Rodízio para pessoas com deficiência.
Já a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) disponibilizou os serviços de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (como muletas, bengalas e andadores), por meio da Paraoficina Móvel. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) também esteve presente para inserção e atualização do CADÚnico, além de outros parceiros que ofereceram corte de cabelo e exame oftalmológico.
O prefeito Ricardo Nunes, que esteve presente na abertura, ao lado da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, da secretária-adjunta da SMPED, Dika Vidal, e demais autoridades convidadas, destacou a importância e a qualidade dos atendimentos: "Trata-se de uma ação importante, que inclui serviços da SPTrans como o vale transporte, vagas de emprego do Cate, serviços de vacinação e da CET. Aqui, a população pode tirar seu RG e também há brinquedos e esportes. Tudo em um mesmo local para atender as pessoas com deficiência com carinho e agilidade", destacou.
O "Inclui Sampa nos Bairros" se tornou uma iniciativa permanente desde a realização da primeira experiência, no CEU Capão Redondo, em 2022. Para a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, trata-se de uma atividade diferenciada, durante a qual, em um único dia, tanto pais e responsáveis por crianças com deficiência quanto as demais pessoas desta população conseguem ser atendidas em vários serviços.
"Dentro de dois meses estaremos promovendo esta ação novamente. Este é um trabalho muito importante da Prefeitura de São Paulo", enfatizou.
O Inclui Sampa deste sábado chamou a atenção de Raquel, que levou a sua cadeira de rodas para manutenção: “Esse serviço é muito importante para muitas pessoas que não possuem condições de pagar para fazer essa manutenção da cadeira”.
A Polícia Civil do Estado de São Paulo ofereceu solicitação e emissão da primeira via do RG, serviço que beneficiou Catarina e sua filha com deficiência: “Normalmente, quando tenho que tirar um documento com ela, leva muito tempo. Hoje, vou conseguir inserir, em um único documento do RG dela, o CID do Autismo, o número do cartão do SUS e várias outras informações”.
Outros serviços também estiveram disponíveis durante o evento, como a vacina da COVID e da Influenza, disponibilizada pela Secretaria Municipal da Saúde. O público aproveitou, ainda, as apresentações culturais, com o espetáculo “Contos de Brincar” do grupo êBA!.
Confira todos as fotos: Crédito Fábio Nunes
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk