Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Prefeitura de São Paulo realiza capacitação de produtores da Virada Cultural acerca do tema ‘’Pessoa com Deficiência’’
A Prefeitura de São Paulo, por meio secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e Cultura e Economia Criativa (SMPED e SMC, respectivamente), realizou hoje (13), o curso ‘’Conhecer Para Incluir’’ para produtores que trabalharão na Virada Cultural no auditório do Centro TEA, localizado na Avenida Santos Dumont, nº1.318 - Santana.
A capacitação possui o objetivo de levar a todos o conhecimento sobre o tema ‘’Pessoa com Deficiência" e tem o propósito de promover a inclusão deste público na sociedade, destacando a necessidade de eliminar barreiras arquitetônicas, digitais, de comunicação e atitudinais. No curso é enfatizado o combate a preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.
''Essa formação é super importante para que as pessoas com deficiência que irão assistir os shows possam ter um acolhimento de acordo com sua necessidade e ocupar o espaço que ela merece estar assistindo o espetáculo que ela escolheu.'', explica Sidney Tobias, que ministra o curso e é consultor em Inclusão e Acessibilidade PRODAM.
Para os produtores foram abordadas informações pertinentes à Virada Cultural, como por exemplo os tipos de deficiência e as barreiras que enfrentam, como tornar o evento acessível para todos e como se relacionar com as pessoas com deficiência.
A gerente da área de palco Guaianeses, Carol Pacheco, contou o que achou sobre o curso: ''Eu acho incrível esse treinamento que a SMPED está oferecendo, porque querendo ou não nós produtores da Cultura somos a linha de frente para combater o capacitismo. Nós somos os melhores aliados a propagar o anticapacitismo. Quanto mais conhecimento oferecerem pra gente, quanto entendemos como é a pessoa com deficiência, como ela vive, como são os acessos, como são as leis, é melhor. Eu agradeço demais pela SMPED oferecer esse treinamento para nós, eu gostaria que ele fosse para todo o mundo.''
Gabriel Cardoso faz parte da gestão do Centro Cultural da Juventude falou sobre a acessibilidade no geral: ''O intuito é trazer cada vez mais acessibilidade e inclusão, não só nos grandes eventos, mas também no nosso dia a dia na gestão pública.''
Além do Sidney, o curso é também é ministrado pelas assessoras técnicas da SMPED, Roberta Pontes e Myrna Melo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
EqualWeb Acessibilidade Web
A EqualWeb é uma plataforma de acessibilidade web que ajuda a tornar o seu site mais acessível para todos os utilizadores.