Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Prefeitura instala Central de Intermediação em Libras no Fórum João Mendes Júnior
Nesta terça-feira, 22, o Fórum João Mendes Júnior, localizado na região central da capital paulista, inaugura o Posto de Atendimento Presencial de Intermediação em Libras (PAP-CIL), serviço da Prefeitura de São Paulo. De forma inédita na América Latina, o poder judiciário contará com uma tradução simultânea da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais, para que pessoas com deficiência auditiva ou surdas tenham acesso a um atendimento acessível.
O serviço de intermediação em Libras, que é gerenciado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), irá auxiliar os atendimentos e audiências do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) trazendo por meio de uma videochamada em tempo real com um intérprete a tradução do que for dito, a fim de quebrar barreiras comunicacionais.
A Central de Intermediação em Libras (CIL) funcionará da seguinte forma: ao chegar no fórum, a pessoa com deficiência auditiva ou surda deverá ler o QR code disponível na entrada do prédio, para baixar o aplicativo CIL-SMPED e iniciar um atendimento prévio. Após o cadastro no local, o munícipe será encaminhado para uma sala com o PAP-CIL para dar continuidade ao atendimento acessível. Essa mesma sala também será utilizada para audiências que sejam necessárias a participação de um tradutor de Libras.
A modalidade online de intermediação, permite que os funcionários do fórum, e quaisquer pessoas, também possam baixar o aplicativo CIL-SMPED gratuitamente e realizar o seu cadastro. O aplicativo está disponível para dispositivos móveis, como celulares e tablets, de sistema Android e IOS, a navegação é sem custo devido a um contrato firmado entre a Prefeitura e as grandes operadoras do país.
A cidade de São Paulo conta com mais de 700 unidades de PAP’s-CIL instaladas em equipamentos públicos distribuídos nas áreas da saúde, educação, direitos humanos e muitos outros. A implementação do serviço em fóruns do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) vem de um termo de cooperação firmado entre TJSP e Prefeitura de São Paulo. Graças a parceria Fórum João Mendes Júnior, e posteriormente o Fórum Hely Lopes Meirelles e o Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães, terão seus atendimentos e audiências acessíveis e inclusivos.
A Central de Intermediação em Libras
A CIL é um serviço que já foi reconhecido em premiações internacionais, neste ano a iniciativa recebeu o prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (UNPSF&A) durante o Un Public Service Forum 2024, na cidade de Incheon, localizada na Coreia do Sul. O evento foi promovido e organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além de estar como finalista na premiação LATAM Smart Citys Awards 2024, na categoria “Sociedade Equitativa e Colaborativa”.
No último ano, a premiação da Hand Talk reconheceu a CIL na 2ª edição do Prêmio Líderes de Acessibilidade, na categoria Melhores Iniciativas de Acessibilidade Web - Organizações Públicas e Privadas. A startup alagoana é conhecida por ter a maior plataforma de tradução em Línguas de Sinais do mundo, e premia iniciativas de pessoas e organizações que estão transformando a realidade da sociedade, sejam elas por meio de projetos de acessibilidade na web ou por suas vozes e influências.
E em 2022, a SMPED recebeu o prêmio Zero Project Conference, no escritório das Nações Unidas de Vienna, na Áustria. O projeto foi reconhecido por promover a implementação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um instrumento redigido pela ONU, em 2006.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk