Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Quinta-feira, 7 de Novembro de 2024 | Horário: 13:08
Compartilhe:

Serviço da Prefeitura em parceria com a AACD de manutenção e reparos em meios auxiliares de locomoção completa 5 anos

A van da Paraoficina Móvel, que já realizou mais de 28 mil reparos, agora atende em mais uma unidade dos Centros Especializados em Reabilitação

 

Descrição Da Imagem: Van da Paraoficina Móvel estacionada na Praça das Artes. 
Foto: SMPED 

Há cinco anos a vida das pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida da cidade de São Paulo mudava significativamente com a criação de um serviço gratuito de manutenção em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (opm’s), como muletas, bengalas e andadores. 

O projeto ‘’Paraoficina Móvel’’ atende uma demanda antiga dos munícipes da cidade de São Paulo em relação ao custo de reparos dos meios auxiliares de locomoção que por muitas vezes podem não ser acessíveis. 

A parceria entre as Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência, Saúde e a AACD, que já atendeu mais de 6 mil munícipes na capital, conta com um motorista e dois técnicos especializados em opm’s. A iniciativa foi pensada e implementada para garantir que pessoas com deficiência física da capital tenham sempre seus meios auxiliares de locomoção em perfeito estado. 

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, explica ‘’A Paraoficina Móvel é um serviço de extrema importância para as pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. Ela vai até os munícipes que precisam de manutenções em seus meios auxiliares de locomoção, ela atende até a ponta. O paulistano não precisa se preocupar em gastar dinheiro para fazer um reparo porque é gratuito.’’ 

"Há cinco anos nós identificamos que, por falta de manutenção, muitas pessoas estavam parando de usar seus equipamentos ou utilizando de maneira precária, o que traz riscos para a segurança. Então, junto com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, encontramos essa solução inovadora, que hoje nos orgulha muito, beneficiando todos os dias a população em diversas partes da cidade de São Paulo”, diz Valdesir Galvan, CEO da AACD. 

A Paraoficina Móvel é uma van identificada e seu interior é adaptado com mobiliário onde os profissionais realizam as restaurações. Equipamentos específicos como furadeira, chave de fenda, óleo lubrificador e outros também são encontrados dentro dela.  

Em cadeiras de rodas manuais, por exemplo, é realizada a troca das rodas dianteiras, traseiras, anti tombo (para dar mais estabilidade), freios, estofamentos, cinto de segurança com velcro e apoio dos pés. Já em cadeiras motorizadas são trocadas as rodas dianteiras, traseiras, cinto de segurança com velcro, apoio de pé e o estofamento — vale destacar que o serviço não realiza procedimentos de parte elétrica, como troca de baterias. 

Há manutenções também em bengalas e muletas com a troca da ponteira que entra em contato com o chão e com o tempo há o desgaste do material. Nas órteses, que são dispositivos ou apoios que ajudam a manter, aumentar ou recuperar a mobilidade, o reparo é feito na troca do velcro quando necessário. 

Além de toda mudança dos equipamentos, também é realizada a limpeza deles. 

‘’São cinco anos de muita dedicação para poder atender os nossos pacientes com muito carinho para que conseguíssemos, além de um simples atendimento fazer uma mudança e qualidade de vida melhor, que é o que sempre foi o nosso alvo. É um orgulho enorme atendê-los, pois nós não só transformamos a vida deles, eles também transformam a nossa.’’ diz Luis Carlos ‘’Gaúcho’’, técnico do serviço. 

Antônio Carlos, o ‘’Mosca’’, diz que ‘’o sorriso e gratidão das pessoas não tem preço ao receber seus equipamentos devidamente consertados.’’ 

 

Descrição da Imagem: Dois técnicos da Paraoficina consertam uma cadeira de rodas manual. 
Foto: SMPED 

Os Centros Especializados em Reabilitação (CER’s), administrados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são os responsáveis por receber a Paraoficina. Ela fica localizada no estacionamento de dez unidades do equipamento mensalmente e inicia seus atendimentos às 9h e finaliza às 17h. M’Boi Mirim, Parelheiros, Tucuruvi, São Miguel, Lapa, Flávio Gianotti, Sé, Campo Limpo, Santo Amaro e Interlagos recebem o serviço com agendamento prévio, feito pelo telefone 3913-4071. 

As visitas são realizadas somente em dias úteis. No dia marcado, o munícipe deve apresentar o cartão do SUS e documento RG ou outro documento com foto para que seja atendido. 

Gabriel Barbosa, de oito anos, possui uma síndrome rara chamada Schawartz-Jampel (SSJ) e usa uma cadeira de rodas manual. Sua mãe, Aldaci Ferreira da Silvia, conta que ele é assistido pela AACD desde 2018 em cirurgias e tratamentos, e, são atendidos na Paraoficina Móvel: ''Eu agradeço a AACD porque sempre que eu precisei, eles me ajudaram.’’ E completa: ‘’A Prefeitura dá esse benefício da manutenção da cadeira de todas. Já fiz a troca das rodas, cinto, manutenção nos freios. A Paraoficina Móvel é muito boa para o meu filho por conta de seus benefícios, ela é gratuita. Esse ano eu precisei e creio que também vou precisar mais vezes. É só ligar para fazer o agendamento e ir até lá para fazer os reparos que precisa.'' 

O calendário da Paraoficina Móvel está disponível nas redes sociais @smpedsp e no site prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia
 
Sobre a AACD 
A AACD é referência em ortopedia e na reabilitação de pessoas com deficiência física. Com infraestrutura completa, equipe multidisciplinar, corpo clínico especializado e mais de 70 anos de expertise, a instituição é composta por um Hospital Ortopédico, sete Centros de Reabilitação e cinco Oficinas para entrega de serviços e produtos ortopédicos sob medida. 
 
Dos cerca de 800 mil atendimentos anuais, 80% são feitos via Sistema Único de Saúde (SUS), contudo a tabela de repasse é deficitária. Assim, os valores provenientes de atendimentos privados (convênio ou particular) e arrecadados pela área de captação de recursos são fundamentais na viabilização de um serviço de saúde qualificado e construção de uma sociedade mais inclusiva para que os pacientes possam exercer plenamente a sua cidadania com acesso à educação, emprego e outros direitos essenciais. 
 
Atualmente, a AACD possui unidades próprias localizadas em São Paulo, Mogi das Cruzes e Osasco (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Uberlândia (MG). Também conta com a Cooperação Técnica, que leva o padrão de excelência da Instituição, através de entidades parceiras, para Salvador e Jequié (BA), São José do Rio Preto (SP), Poços de Caldas (MG), Curitiba e Maringá (PR) e Maceió (AL). Saiba mais no site: https://aacd.org.br/

collections
Galeria de imagens