Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Serviços da Prefeitura de São Paulo desembarcam em Paris
Quem estiver em Saint-Ouen e até mesmo nos arredores da cidade que fica 40 minutos da capital francesa, Paris, poderá conhecer dois serviços destinados às pessoas com deficiência que a Prefeitura de São Paulo oferece por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.
Créditos: Erika Nascimento/SMPED
O primeiro é a Central de Intermediação em Libras, mais conhecida como CIL. Um serviço realizado em videochamada que auxilia na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas durante qualquer atendimento em equipamentos públicos da cidade de São Paulo. Utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a ferramenta permite o acesso aos serviços da Prefeitura sem nenhuma dificuldade, de maneira gratuita, acessível e eficiente.
Em tempo real os visitantes poderão fazer uma ligação que será atendida por um intérprete de Libras em São Paulo.
A CIL funciona de duas formas. A primeira, de modo online por meio de celulares e tablets com os sistemas Android ou iOS, o munícipe consegue instalar o aplicativo CIL-SMPED na loja de aplicativos de seu aparelho móvel sem nenhum custo. Ao necessitar do serviço, o cidadão paulistano também não terá seu pacote de dados consumido. Esse benefício se dá por conta da Prefeitura de São Paulo ter assinado um contrato de navegação patrocinada com grandes operadoras de telefonia do Brasil em 2019.
Na modalidade online os serviços disponíveis são emergências (Polícia 190, Guarda Civil Metropolitana 153, Bombeiros 193), segurança (Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, Central de Atendimento à Mulher 180, Disque Denúncia, Disque 100 Direitos Humanos) e serviços (Cate, SP156, Procon e INSS).
Já a segunda forma de atendimento é presencial. A cidade de São Paulo conta com mais de 700 Postos de Atendimento Presencial (PAP-CIL) instalados pela área técnica da SMPED nos equipamentos públicos. O serviço fará uma triangulação entre a pessoa com deficiência auditiva ou surda, o serviço e o intérprete de Libras.
A CIL, que funciona 24 horas por dia durante os sete dias da semana, possui um investimento anual de R$460 mil reais pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Além disso, o aplicativo CIL-SMPED já ultrapassou 30 mil downloads, e o PAP-CIL já chegou a atender mais de 70 mil chamadas presencialmente.
O segundo é a Paraoficina Móvel, iniciativa que leva aos bairros da cidade uma van que conta com serviços gratuitos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores.
Créditos: Erika Nascimento/SMPED
Uma miniatura da van está exposta no Espaço Cidade de São Paulo para que possam conhecer de perto a parceria entre as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED), Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e AACD, que conta com dois técnicos especializados em OPMs, em um veículo adaptado com mobiliário e equipamentos específicos.
Os atendimentos são realizados prioritariamente nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), equipamentos de reabilitação da rede municipal de saúde. Atendimento exclusivo para pessoas residentes na cidade de São Paulo que adquiriram sua cadeira e OPMs pelo SUS. No dia marcado, o munícipe deve apresentar o cartão do SUS e documento RG ou outro documento com foto. As visitas são realizadas durante a semana, somente em dias úteis, quando poderão ser atendidas até 16 pessoas por dia, dependendo da complexidade do reparo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk