Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Terça-feira, 26 de Novembro de 2024 | Horário: 20:40
Compartilhe:

Setembro Azul passa integrar Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo

O mês que celebra as conquistas da comunidade surda é reconhecido pela Prefeitura

 

 

Nesta semana, a Prefeitura de São Paulo integrou o Setembro Azul ao Calendário Oficial de Eventos da Cidade. Dedicado a luta e conquistas da comunidade surda do Brasil e do mundo, o Setembro Azul também serve para chamar atenção a preservação da Cultura Surda e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de ser um período importante para pensar políticas públicas efetivas para este grupo. 

O Setembro Azul nasceu a partir de uma manifestação em defesa de escolas bilíngues para surdos. Além disso, o mês reúne datas importantes para a comunidade surda, como o dia 23 de setembro, Dia Internacional da Língua de Sinais; 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo; e 30 de setembro, Dia Internacional do Surdo e Dia internacional do profissional tradutor e intérprete. 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), possui diversas iniciativas para a integração de pessoas com deficiência da capital, e para a inclusão da comunidade surda a pasta possui a Central de Intermediação em Libras - CIL. O serviço é uma ferramenta comunicacional que realiza, por meio de videochamadas com um intérprete, a tradução em tempo real da Língua Portuguesa para Libras. 

Mais de 300 URLs da administração municipal contam com o website translator ‘’Hand Talk’’. O funcionamento se dá após ativar a janela de acessibilidade do tradutor, o usuário é apresentado ao Hugo ou a Maya, intérpretes em 3D que traduzem textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) 

Os sites que contêm essa tecnologia abrem portas para um público de milhões de pessoas de forma inovadora e socialmente responsável, proporcionando autonomia aos usuários surdos. 

Em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), a SMPED criou o Samba com as Mãos. O projeto disponibiliza vídeos com a interpretação em Libras dos sambas-enredo das escolas que pertencem ao Grupo Especial e Grupo de Acesso I e assim, gera a promoção da acessibilidade comunicacional para as pessoas com deficiência auditiva e surdas. 

A Central de Intermediação em Libras - CIL 
A CIL é um serviço que já foi reconhecido em premiações internacionais, neste ano a iniciativa recebeu o prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (UNPSF&A) durante o  Un Public Service Forum 2024, na cidade de Incheon, localizada na Coreia do Sul. O evento foi promovido e organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além de estar como finalista na premiação LATAM Smart Citys Awards 2024, na categoria “Sociedade Equitativa e Colaborativa”.  

No último ano, a premiação da Hand Talk reconheceu a CIL na 2ª edição do Prêmio Líderes de Acessibilidade, na categoria Melhores Iniciativas de Acessibilidade Web - Organizações Públicas e Privadas. A startup alagoana é conhecida por ter a maior plataforma de tradução em Línguas de Sinais do mundo, e premia iniciativas de pessoas e organizações que estão transformando a realidade da sociedade, sejam elas por meio de projetos de acessibilidade na web ou por suas vozes e influências.  

E em 2022, a SMPED  recebeu o prêmio Zero Project Conference, no escritório das Nações Unidas de Vienna, na Áustria. O projeto foi reconhecido por promover a implementação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um instrumento redigido pela ONU, em 2006. 

collections
Galeria de imagens