Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Setembro Azul passa integrar Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo
Nesta semana, a Prefeitura de São Paulo integrou o Setembro Azul ao Calendário Oficial de Eventos da Cidade. Dedicado a luta e conquistas da comunidade surda do Brasil e do mundo, o Setembro Azul também serve para chamar atenção a preservação da Cultura Surda e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de ser um período importante para pensar políticas públicas efetivas para este grupo.
O Setembro Azul nasceu a partir de uma manifestação em defesa de escolas bilíngues para surdos. Além disso, o mês reúne datas importantes para a comunidade surda, como o dia 23 de setembro, Dia Internacional da Língua de Sinais; 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo; e 30 de setembro, Dia Internacional do Surdo e Dia internacional do profissional tradutor e intérprete.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), possui diversas iniciativas para a integração de pessoas com deficiência da capital, e para a inclusão da comunidade surda a pasta possui a Central de Intermediação em Libras - CIL. O serviço é uma ferramenta comunicacional que realiza, por meio de videochamadas com um intérprete, a tradução em tempo real da Língua Portuguesa para Libras.
Mais de 300 URLs da administração municipal contam com o website translator ‘’Hand Talk’’. O funcionamento se dá após ativar a janela de acessibilidade do tradutor, o usuário é apresentado ao Hugo ou a Maya, intérpretes em 3D que traduzem textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Os sites que contêm essa tecnologia abrem portas para um público de milhões de pessoas de forma inovadora e socialmente responsável, proporcionando autonomia aos usuários surdos.
Em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), a SMPED criou o Samba com as Mãos. O projeto disponibiliza vídeos com a interpretação em Libras dos sambas-enredo das escolas que pertencem ao Grupo Especial e Grupo de Acesso I e assim, gera a promoção da acessibilidade comunicacional para as pessoas com deficiência auditiva e surdas.
A Central de Intermediação em Libras - CIL
A CIL é um serviço que já foi reconhecido em premiações internacionais, neste ano a iniciativa recebeu o prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (UNPSF&A) durante o Un Public Service Forum 2024, na cidade de Incheon, localizada na Coreia do Sul. O evento foi promovido e organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além de estar como finalista na premiação LATAM Smart Citys Awards 2024, na categoria “Sociedade Equitativa e Colaborativa”.
No último ano, a premiação da Hand Talk reconheceu a CIL na 2ª edição do Prêmio Líderes de Acessibilidade, na categoria Melhores Iniciativas de Acessibilidade Web - Organizações Públicas e Privadas. A startup alagoana é conhecida por ter a maior plataforma de tradução em Línguas de Sinais do mundo, e premia iniciativas de pessoas e organizações que estão transformando a realidade da sociedade, sejam elas por meio de projetos de acessibilidade na web ou por suas vozes e influências.
E em 2022, a SMPED recebeu o prêmio Zero Project Conference, no escritório das Nações Unidas de Vienna, na Áustria. O projeto foi reconhecido por promover a implementação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um instrumento redigido pela ONU, em 2006.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk