Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Terceiro Posto de Atendimento Presencial de serviço da Prefeitura para pessoas surdas é inaugurado em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo
Nesta quinta-feira (05) a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), inaugurou o Posto de Atendimento Presencial da Central de Intermediação em Libras (PAP-CIL) no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães, localizado na Av. Dr. Abraão Ribeiro, 313 – Barra Funda. A iniciativa tem como objetivo ampliar a acessibilidade e eliminar barreiras de comunicação para pessoas surdas e com deficiência auditiva no sistema judiciário.
O Fórum João Mendes foi o primeiro a receber o serviço gratuito no dia 22 de outubro, já o Fórum Hely Lopes Meirelles foi contemplado na última terça, 03 de dezembro, e o Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães completou a lista hoje.
O PAP-CIL instalado nesses locais possibilitará a comunicação entre pessoas surdas e com deficiência auditiva, juízes e servidores do fórum por meio de videochamadas em tempo real. Durante os atendimentos e audiências, um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) realizará a tradução simultânea, assegurando eficiência e inclusão no acesso à Justiça.
Essa implantação faz parte do Termo de Cooperação firmado entre a SMPED e o TJSP em que consiste em outras ações como por exemplo a capacitação dos servidores do órgão judiciário nos cursos: Conhecer para Incluir, Acessibilidade Comunicacional e Digital, Acessibilidade Arquitetônica e Desenho Universal e Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Reconhecimento internacional
A CIL é um serviço que já foi reconhecido em premiações internacionais, neste ano a iniciativa recebeu o prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (UNPSF&A) durante o Un Public Service Forum 2024, na cidade de Incheon, localizada na Coreia do Sul. O evento foi promovido e organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além de estar como finalista na premiação LATAM Smart Citys Awards 2024, na categoria “Sociedade Equitativa e Colaborativa”.
No último ano, a premiação da Hand Talk reconheceu a CIL na 2ª edição do Prêmio Líderes de Acessibilidade, na categoria Melhores Iniciativas de Acessibilidade Web - Organizações Públicas e Privadas. A startup alagoana é conhecida por ter a maior plataforma de tradução em Línguas de Sinais do mundo, e premia iniciativas de pessoas e organizações que estão transformando a realidade da sociedade, sejam elas por meio de projetos de acessibilidade na web ou por suas vozes e influências.
E em 2022, a SMPED recebeu o prêmio Zero Project Conference, no escritório das Nações Unidas de Vienna, na Áustria. O projeto foi reconhecido por promover a implementação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um instrumento redigido pela ONU, em 2006.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk