Notícia na íntegra

Quarta-feira, 21 de Maio de 2025 | Horário: 19:37
Compartilhe:

Virada Cultural 2025 tem mergulho no universo K-pop com dança, cinema, moda e karaokê

Programação dedicada à cultura pop coreana é realizada pelo CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, no Bom Retiro

A Virada Cultural 2025, nos dias 24 e 25 de maio, terá uma extensa programação dedicada ao universo K-pop, por meio de atividades interativas como danças de K-pop, sessões de cinema e bate-papos com influenciadores e especialistas, no Edifício Oswald de Andrade, no Bom Retiro. O cronograma também inclui experiências como Norebang (karaokê), feira de produtos autorais e o Espaço Hanbok, onde os visitantes poderão vestir trajes tradicionais coreanos e registrar o momento.  A programação faz parte do evento K-DAYS CULTSP PRO, realizado pelo CULTSP PRO, um programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento Social.

O KD Studio também estará presente no evento, conduzindo aulas de K-Dance. O estúdio foi responsável por ministrar, ao longo do primeiro quadrimestre do ano, uma série de aulas regulares de dança K-pop no CULTSP PRO, em uma ação conjunta com o Centro Cultural Coreano no Brasil, contribuindo para a formação de novos talentos e o fortalecimento da presença da cultura K-pop no Estado de São Paulo.

No sábado (24), a programação tem início às 10h com o Espaço Norebang, que funciona até as 19h, no Cineclube. A partir das 12h, abrem o Espaço Hanbok e a Feirinha, com funcionamento até as 18h. O público também pode participar do Random Play Dance, com sucessos do K-pop, a partir das 13h. As aulas de dança com o KD Studio ocorrem às 13h e 17h, ensinando coreografias de grupos e estilos variados.

Às 14h, o evento recebe o influenciador digital Bruno Won, um dos principais criadores de conteúdo sobre cultura coreana no Brasil. Conhecido por suas análises, vídeos e publicações sobre o universo do K-pop, Bruno se destaca nas redes sociais por traduzir, contextualizar e aproximar o público brasileiro desse fenômeno global.

O bate-papo “O mercado do K-pop e Backdancers”, com as pesquisadoras Sung Ju No e Bruna Arca de Sant Anna, e mediação de Isabela Gadelha Melo, acontece a partir das 16h. A conversa aborda os bastidores da indústria musical coreana sob a perspectiva dos dançarinos que acompanham grandes grupos.

A partir das 18h, o público confere o Palco Aberto Dance Cover, com performances competitivas em grupo e solo. Em seguida, às 19h, os alunos do curso de K-Dance do CULTSP PRO apresentam uma performance especial, realizada em parceria com o Centro Cultural Coreano no Brasil. A noite se encerra com a Mostra de Cinema Coreano, das 19h30 às 22h, com a exibição do filme Sede de Sangue (2009), de Park Chan-wook. O longa tem 133 minutos de duração e classificação indicativa de 16 anos.

No domingo (25), o Espaço Norebang (karaokê) funciona das 10h às 15h30. Já o Espaço Hanbok e a Feirinha seguem abertos das 12h às 18h. O Random Play Dance anima a galera com sessões às 12h, 14h e 15h. As novas aulas de K-Dance com o KD Studio acontecem às 13h e 15h.

Às 14h, o bate-papo recebe a influencer Giovanna Fontgalland Ferreira, também convidada do Centro Cultural Coreano. Duas atrações em paralelo, às 16h, encerram a tarde: o filme Hanyo (A Empregada), clássico do terror coreano de 1960, dirigido por Kim Ki-young, com duração de 110 minutos e classificação indicativa de 18 anos; e o painel “Fandom, Carreira e Economia Criativa”, com Fabíola Martins, Lucas Inácio Rodrigues e convidados especiais.

O Palco Aberto Dance Cover retorna às 17h e, às 17h30, o Sarangbang Podcast – primeiro podcast exclusivo sobre literatura coreana – conduz uma conversa sobre a literatura coreana contemporânea.

A ambientação do Edifício Oswald de Andrade será personalizada com elementos do CULTSP PRO, da Virada Cultural e da estética coreana, contando com o apoio do Centro Cultural Coreano no Brasil.

Serviço
Virada Cultural 2025 – K-DAYS CULTSP PRO
Data: 24 e 25 de maio
Local: Edifício Oswald de Andrade, Rua Três Rios, 363, Bom Retiro
Entrada gratuita


Sábado, 24 de maio
10h às 19h - Espaço Karaokê (Norebang) – Cineclube
12h às 18h - Espaço Hanbok (vestimenta tradicional) – Espaço expositivo
12h às 18h - Feirinha de produtos autorais e fanbase – Espaço expositivo
13h às 18h - Random Play Dance – Sala 11 (sessões às 12h, 15h, 16h)
13h às 14h - Workshop de Dança K-pop – Sala 11
14h às 15h - Bate-papo com Bruno Won – Sala 3
16h às 17h - Bate-papo "O mercado do K-pop e Backdancers" – Sala 3
17h às 18h - Workshop de Dança K-pop – Sala 11
18h às 19h - Palco Aberto Dance Cover (grupo e solo) – Área de convivência
19h às 19h30 - Apresentação dos Alunos do Centro Cultural Coreano – Área de convivência
19h30 às 22h - Mostra de Cinema de Horror Coreano – Cineclube: Sede de Sangue, Park Chan-wook, 133 min, 2009 - classificação indicativa: 16 anos


Domingo, 25 de maio
10h às 15h30 - Espaço Karaokê (Norebang) – Cineclube
12h às 18h - Espaço Hanbok (vestimenta tradicional) – Espaço expositivo
12h às 18h - Feirinha de produtos autorais e fanbase – Espaço expositivo
13h às 18h - Random Play Dance – Sala 11 (sessões às 12h, 14h, 15h)
13h às 14h - Workshop de Dança K-pop – Sala 11
14h às 15h - Bate-papo com Giovanna Fontgalland Ferreira – Sala 3
15h às 16h - Workshop de Dança K-pop – Sala 11
16h às 17h - Bate-papo "Fandom, Carreira e Economia Criativa" – Sala 3
16h às 18h - Mostra de Cinema de Horror Coreano Hanyo (A Empregada), de Kim Ki-young (1960), 110 min, Classificação indicativa: 18 anos – Cineclube
17h às 18h - Palco Aberto Dance Cover (grupo e solo) – Área de convivência
17h30 às 18h30 - Bate-papo sobre Literatura Coreana com Sarangbang Podcast – Sala 3


Minibios

  • Isabela Gadelha é jornalista, acreana e há quase quatro anos trabalha na CNN Brasil como social media e produtora, com destaque para o quadro K-Tudo CNN. Produz conteúdos de k-culture, incluindo entrevistas com artistas como TWICE, I-dle e NCT. Também é responsável por produções de videocasts da casa, como Na Palma da Mari e No Lucro CNN. Por conta do seu trabalho, foi reconhecida duas vezes como K-Culture Supporter pelo Consulado Geral da República da Coreia.
  • Sung Ju No é dançarino, coreógrafo e produtor musical. Já estudou dança nos Estados Unidos e foi diretor de performance dos dançarinos brasileiros na turnê do grupo de kpop BTS.
     
  • Bruna Arca de Sant’anna é Formada no Curso Técnico de Dança com especialização em Hip Hop, reconhecido pelo MEC, desenvolve há treze anos as Danças Urbanas e também a dança do ventre. Foi artista-intérprete integrante da T.F. Style Cia de Dança de 2010 à 2017, com quem fez parte de temporadas dos espetáculos “Encontros e Desencontros”, “Deserto de Ilusões”, “Tempo”, “Beco”, “Anti”, “Sob a Pele” e “Carne Urbana” nos teatros Coletivo, Zanoni Ferrite, Sérgio Cardoso, Galeria Olido, Alfredo Mesquita, Martins Pena; diversas unidades da rede SESC, entre outros. Participou da Virada Cultural de São Paulo e do Estado, além de realizar os Circuitos Culturais do Estado, SESC de Artes e Circuito São Paulo de Cultura. Também com a Cia, participou como artista-intérprete do projeto “Sob a Pele – Diálogos”, contemplado pelo XX Edital de Fomento à Dança.
     
  • Sarangbang, criado em 2023, é o primeiro podcast exclusivo sobre literatura coreana no Brasil. Comandado por Bruna Giglio e Denise Nobre, o projeto nasceu do desejo de aproximar leitores brasileiros da riqueza literária coreana, promovendo debates, entrevistas e eventos culturais. Em 2025, o Sarangbang se expande e se torna também um portal de notícias, com cobertura de eventos, resenhas, lançamentos, artigos e tudo o que movimenta o universo da literatura coreana. O podcast continua no ar, agora acompanhado de um espaço digital ainda mais completo para quem ama livros coreanos.

 

Leia também:

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn