Secretaria Executiva de Relações Institucionais

Plano de Ação

ícone facebook ícone instagram ícone twitter ícone youtube

Os Planos de Ação em Governo Aberto representam um conjunto de compromissos assumidos pela Prefeitura junto aos cidadãos e à Open Government Partnership (OGP). Esses compromissos visam implementar práticas que fortaleçam a agenda de governo aberto na cidade, promovendo seus pilares - transparência, participação social, inovação e tecnologia e accountability. A cidade de São Paulo já concluiu três Planos de Ação em Governo Aberto e é referência internacional nessa temática.

Cada Plano de Ação é estruturado em três fases principais: cocriação, coimplementação e coavaliação. Durante a cocriação, membros do governo e da sociedade civil colaboram para desenvolver os compromissos que irão compor o Plano. Na coimplementação, essas ações são executadas em parceria entre os atores envolvidos. Por fim, na coavaliação, todo o processo é revisado e avaliado, considerando os avanços e os desafios enfrentados.

Para que essas etapas sejam realizadas, é estabelecido um Fórum de Gestão Compartilhada (FGC). Esse Fórum reúne representantes do governo e da sociedade civil, promovendo um espaço de diálogo e colaboração. A cada novo Plano de Ação, um novo FGC é formado, com o objetivo de diversificar os atores envolvidos e garantir a inclusão de novas perspectivas para a implementação dos compromissos assumidos.

Para ser um membro da OGP Local, é exigido pela OGP que a cidade mantenha esses Planos de Ação. De acordo com o Manual da OGP Local, instituições participantes da OGP devem difundir e incentivar práticas governamentais baseadas nos seguintes valores-chaves:

  • Transparência: As informações governamentais, como decisões e atividades, devem ser abertas, detalhadas e acessíveis ao público, seguindo os padrões de dados abertos, sempre que possível;
     
  • Prestação de contas (Accountability): Governos devem justificar suas ações, responder a questionamentos e assumir responsabilidade por falhas ou descumprimentos de compromissos;
     
  • Participação e inclusão: Os governos devem promover a participação ativa dos cidadãos no debate público, contribuindo para uma governança mais eficiente e inovadora;
     
  • Tecnologia e inovação: A tecnologia deve ser usada para apoiar a transparência, accountability e participação, promovendo acesso facilitado e inovação nos processos governamentais.

Ponto de contato: Patrícia Marques dos Santos (pmarques@prefeitura.sp.gov.br | Tel: (11) 3113-9276)