Secretaria Municipal da Saúde
Ações estratégicas de combate a Dengue 2024 e 2025
Para o combate à dengue são desenvolvidas rotineiramente ações de controle de vetores e prevenção da dengue e demais vetores. Esse combate é realizado a partir de atividades feitas pelos técnicos e agentes de endemias das 28 unidades Vigilância em Saúde (UVIS) espalhadas pela capital. Os técnicos e agentes realizam visitas de casa em casa, visitas a pontos estratégicos, controle larvário com o uso de larvicida biológico, uso de teste rápido para dengue para direcionar os bloqueios de transmissão, ações educativas, de comunicação em saúde, mobilização social, entre outras.
Desde 2022 é realizado o Plano de Enfrentamento da dengue e demais arboviroses elaborado pela Secretaria Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (SEABEVS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) e da Coordenadoria de Atenção Básica (CAB), e pela Secretaria Executiva de Atenção Hospitalar (SEAH) no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esse plano tem como objetivo estabelecer as principais diretrizes para o combate das arboviroses, potencializando ações de promoção à saúde, prevenção e controle epidemiológico, a partir fortalecimento de políticas públicas que se articulam nos diferentes setores da administração púbica, na tentativa de reduzir os impactos dessas doenças no MSP.
Saiba mais sobre o plano municipal de enfrentamento a dengue e demais arboviroses
AÇÕES ESTRATÉGICAS DE COMBATE A DENGUE 2025
Nesse início de 2025 foram realizadas ações como o a primeira sala de situação de monitoramento epidemiológico da dengue, capacitação de manejo clínico das arboviroses, grupo de preparo para a sazonalidade da dengue e demais arboviroses, comitês locais de investigação de óbitos suspeitos, entre outros. Houve também a estratégia com o território de busca ativa de faltosos para a aplicação da segunda dose da vacina contra dengue, publicação oficial do protocolo de investigação de óbitos suspeitos por dengue para todos os comitês regionais e locais, publicação da nota técnica diagnostico laboral das arboviroses com diretrizes, prazos para coleta e orientações. Além da intensificação das ações de controle do vetor e a realização da semana de mobilização - carnaval sem dengue.
Até 28/03/2025 foram realizadas 2.886.789 ações de combate à dengue, mais de 7.875 aplicações de larvicidas se juntarmos a soma de aplicações de 2024 mais 2025.
SEMANA DE MOBILIZAÇÃO - CARNAVAL SEM DENGUE
Durante os dias 24 a 28/02/2025 foram realizadas ações de conscientização e mobilização da população para o combate à dengue. Houve a realização de atividades sobre como prevenir criadouros de mosquitos, exposição dos equipamentos utilizados no combate à dengue, além disso as equipes das UVIS (Unidade de Vigilância em Saúde) intensificaram ações de controle do mosquito transmissor da dengue, com realização de bloqueios de criadouros e nebulizações.
Nessa semana de mobilização com a intensificação das ações de controle do vetor mais 53 mil imóveis foram visitados em ações de bloqueio (controle criadouro) e mais de 6 mil quarteirões receberam o fumacê.
Saiba mais sobre o combate a dengue nos primeiros meses de 2025
AÇÕES ESTRATÉGICAS 2024
No ano de 2024 foram intensificadas as ações de combate ao mosquito com visitas de casa em casa, vistorias a imóveis, ações de bloqueios de criadouros. Os fluxos internos das UBS foram reorganizados para o acolhimento de casos suspeitos, foram realizadas nas mesmas, dia D de combate à dengue em toda a capital (nesses dias foram realizados atendimento médico, testagem e medicação). Teste rápidos foram adquiridos através da SMS para testagem em massa nas unidades de saúde. As UVIS passaram a realizar fumacê de domingo a domingo de forma ininterrupta. Nas UBS foram colocadas tendas de atendimento com equipamento de hemograma com resultado rápido e recursos para a hidratação rápida, visando reduzir o número de pessoas dentro das unidades básicas de saúde. Os horários das AMAs 12h, foram estendidos até as 22h.
ESTRATÉGIA DE VACINAÇÃO
Em 04/04/2024 foi iniciada a estratégia de vacinação contra dengue na capital. A vacinação contra dengue tem por objetivo reduzir o número de hospitalização e o número de óbitos em decorrência da infecção pelo vírus da dengue. Inicialmente a vacinação foi realizada apenas nos distritos de Itaquera e Jaguará e depois estendida para os demais distritos. O público-alvo para a vacinação são as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade.
ATIVIDADES EDUCATIVAS NAS ESOLAS
Nas escolas municipais também foi realizado o dia D de combate à dengue com a distribuição de panfletos aos alunos, além de serem promovidas atividades educativas visando sensibiliza os estudantes de todas as idades e os seus educadores sobre o combate ao mosquito. Nessas atividades foram explicadas formas de prevenção e a importância de eliminar focos de proliferação.
DRONES PARA O COMBATE A DENGUE
A prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com o objetivo de eliminar focos ou criadores dos vetores em locais de difícil acesso utilizou 26 drones para o monitoramento de locais com possíveis focos, além desses também foram utilizados mais 5 drones com tecnologia para a aplicação de larvicidas.
Saiba mais sobre o uso dos drones, clique aqui
PROGRAMA OPERAÇÃO TRABALHO
O início do Programa de Operação Trabalho (POT): todos contra a dengue, teve o apoio de 10 mil beneficiários que realizaram ações de orientação à população. Para conseguirem fazer essa orientação os selecionados para o POT passaram por treinamento com apoio da Covisa - Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, parceira da iniciativa, e pela com capacitação no Portal Cate. Foi fornecido materiais como panfletos e colete para facilitar a identificação dos participantes da ação. Esses agentes fizeram a orientação sobre a eliminação de criadouros e sobre os sintomas e cuidados da dengue.
A ação também contou com as mais de seis mil Mães Guardiãs, que integram o Programa Operação Trabalho, chegando a cerca de 10 mil beneficiários pelas ruas, nessa frente de combate. As mulheres que estiveram presentes na rede municipal de ensino tiveram o papel de orientar a comunidade escolar, foi oferecido treinamento para essa finalidade.
AÇÕES DE COMUNICAÇÃO
Outra estratégia de combate à dengue foi a ampliação da comunicação para a população com a adesivagem de veículos da vigilância, distribuição de 1 milhão de flyers ressaltando a importância da hidratação no cuidado à dengue, a criação da semana de mobilização social que ocorreu do dia 15 a 23 de abril de 2024 com a ação de “apitaço” nas grandes avenidas e cruzamento da cidade. Houve também a articulação com a ASCOM (Assessoria de Comunicação) para o desenvolvimento de estratégias de comunicação nas redes e mídias, Lançamento de curso destinado aos profissionais de saúde da assistência e vigilância para o manejo da dengue no Youtube da COVISA.
SAIBA MAIS
Para saber mais sobre as estratégias de combate adengue nos anos de 2022 e 2023, clique aqui
Investimento do Combate a Dengue e Demais Arboviroses, clique aqui
Confira a linha do tempo do combate a dengue e demais arboviroses clicando na imagem:
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk