Secretaria Municipal da Saúde
Teste para diagnóstico de hepatites B e C, HIV e sífilis
A testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C está disponível para todas as pessoas que desejam fazer os exames e para quem possui sinais e sintomas de infecção sexualmente transmissível (IST). Os testes rápidos são realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos. Os testes convencionais (laboratoriais), onde o serviço realiza a coleta de sangue venoso (da veia), são encaminahdos para o laboratório processar.
Você pode solicitar a testagem em diferentes situações: na gestação, após uma exposição para as IST e HIV, na presença de sinais e/ou sintoma de IST e quando há desejo de conhecer seu estado sorológico.
Importante: Todos os testes possuem um período denominado “janela diagnóstica”, que corresponde ao tempo entre o contato com o vírus e a detecção do marcador da infecção (antígeno ou anticorpo). Isso quer dizer que, mesmo se a pessoa estiver infectada, o resultado do teste pode dar negativo se ela estiver no período de janela. Dessa forma, nos casos de resultados negativos, sempre que persistir a suspeita de infecção, o teste deve ser repetido após, pelo menos, 30 dias.
Você pode acessar a testagem:
- Nos serviços da Rede Municipal Especializada em IST/Aids (RME IST/Aids) - confira aqui os endereços;
- Na Unidade Básica de Saúde de sua referência.
Para realizar a testagem, é recomendado apresentar documento com foto e, preferencialmente, também o Cartão Nacional de Saúde (CNS). Todos os serviços ofertados nas unidades municipais de saúde são gratuitos, incluindo a testagem para HIV e outras IST. Nos casos da realização de testes rápidos o resultado é imediato. Para os testes convencionais, o prazo para resultado dos exames é 5 dias úteis.
- Você deve buscar diretamente a UBS ou a Rede Municipal Especializada em IST/AIDS.
- Você passa por acolhimento e realiza os exames.
- Os casos reagentes são encaminhados para tratamento e acompanhamento na RME/IST/Aids.
Vale lembrar que o teste para diagnóstico do HIV permite iniciar o tratamento, o que aumenta a expectativa de vida da pessoa com HIV. Quem busca tratamento especializado e segue as recomendações médicas, ganha em qualidade de vida. Seguindo o tratamento, é possível tornar-se indetctável, ao ponto do HIV não ser mais transmitido por via sexual - saiba mais sobre Indetectável é igual a Intransmissível, ou I = I.
Confira as normas que regulamentam e guiam a oferta de testagem para HIV e outras IST:
- Portaria nº 29, de 17 dezembro de 2013, do Ministério da Saúde: aprova o Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo HIV em Adultos e Crianças e dá outras providências;
- Manual técnico para diagnóstico da infecção pelo HIV, do Ministério da Saúde;
- Portaria nº 3.242, de 30 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde: sobre Fluxograma Laboratorial da Sífilis e a utilização de testes rápidos para triagem da sífilis;
- Manual técnico para diagnóstico da Sífilis, do Ministério da Saúde;
- Portaria n° 25, de 1° de dezembro de 2015, do Ministério da Saúde: aprova o Manual Técnico para o Diagnóstico das Hepatites Virais em Adultos e Crianças
Encontre a UBS ou unidade da RME mais próxima de você e faça o teste:
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk