Secretaria Municipal da Saúde

Teste para diagnóstico de hepatites B e C, HIV e sífilis

Banner superior com fundo branco, escrito em vermelho Prevenção e uma ilustração de uma camisinha à direita. O banner possui ainda uma barra vermelha inferior e um contorno dos principais monumentos da cidade de São Paulo.

A testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C está disponível para todas as pessoas que desejam fazer os exames e para quem possui sinais e sintomas de infecção sexualmente transmissível (IST). Os testes rápidos são realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos. Os testes convencionais (laboratoriais), onde o serviço realiza a coleta de sangue venoso (da veia), são encaminahdos para o laboratório processar.

Você pode solicitar a testagem em diferentes situações: na gestação, após uma exposição para as IST e HIV, na presença de sinais e/ou sintoma de IST e quando há desejo de conhecer seu estado sorológico.

Importante: Todos os testes possuem um período denominado “janela diagnóstica”, que corresponde ao tempo entre o contato com o vírus e a detecção do marcador da infecção (antígeno ou anticorpo). Isso quer dizer que, mesmo se a pessoa estiver infectada, o resultado do teste pode dar negativo se ela estiver no período de janela. Dessa forma, nos casos de resultados negativos, sempre que persistir a suspeita de infecção, o teste deve ser repetido após, pelo menos, 30 dias.

Você pode acessar a testagem:

  • Nos serviços da Rede Municipal Especializada em IST/Aids (RME IST/Aids) - confira aqui os endereços;
  • Na Unidade Básica de Saúde de sua referência.

Para realizar a testagem, é recomendado apresentar documento com foto e, preferencialmente, também o Cartão Nacional de Saúde (CNS). Todos os serviços ofertados nas unidades municipais de saúde são gratuitos, incluindo a testagem para HIV e outras IST.  Nos casos da realização de testes rápidos o resultado é imediato. Para os testes convencionais, o prazo para resultado dos exames é 5 dias úteis.

  1. Você deve buscar diretamente a UBS ou a Rede Municipal Especializada em IST/AIDS.
  2. Você passa por acolhimento e realiza os exames.
  3. Os casos reagentes são encaminhados para tratamento e acompanhamento na RME/IST/Aids.

Vale lembrar que o teste para diagnóstico do HIV permite iniciar o tratamento, o que aumenta a expectativa de vida da pessoa com HIV. Quem busca tratamento especializado e segue as recomendações médicas, ganha em qualidade de vida. Seguindo o tratamento, é possível tornar-se indetctável, ao ponto do HIV não ser mais transmitido por via sexual - saiba mais sobre Indetectável é igual a Intransmissível, ou I = I.

 

Foto que mostra a coleta de sangue de um dedo com um bastão transparente. A coleta é feita por uma mão com luva transparente, ao centro da imagem.

 

Confira as normas que regulamentam e guiam a oferta de testagem para HIV e outras IST:

Encontre a UBS ou unidade da RME mais próxima de você e faça o teste:

Logo do Busca Saúde, composto do texto BuscaSaúde, escrito junto, mas apenas as lestras iniciais em maiúsculo. Busca está escrito em preto e Saúde em laranja. Abaixo há o texto Cidade de São Paulo, escrito em preto e também apenas com as lestras iniciais em maiúsculo. Ao lado dessa composição tipográfica, há uma ilustração que representa um localizado, ou seja, um círculo laranja com ponta. No meio desse localizador há um círculo branco. Essa ilustração possui linhas azul, na parte superior, marrom, no centro e amarelo, abaixo, conectando-a.

Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Página Anterior, com uma seta à esquerda.Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Home. Há um ícone de uma casa à esquerda.