Secretaria Municipal da Saúde
Autoteste HIV
Está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de São Paulo mais uma tecnologia de prevenção ao HIV: o autoteste! Com ele, você pode fazer o seu exame onde e quando preferir!
O autoteste de HIV é mais uma tecnologia de prevenção disponível gratuitamente, em que, diferentemente dos procedimentos tradicionais de testagem, o próprio usuário é quem faz o exame, sem auxílio de um profissional.
Você pode retirar o seu kit de autoteste em uma das 28 unidades municipais especializadas em IST/Aids da capital paulista.
Além dos serviços de saúde, o autoteste também está disponível em diversos pontos da cidade que possuem parceria com a Coordenadoria de IST/Aids na disponibilização gratuita de insumos de prevenção ao HIV.
O passo a passo de como fazer o exame vem explicado na bula. O texto é acompanhado por uma série de ilustrações para facilitar o entendimento. Você também pode assistir ao vídeo explicativo abaixo:
Quem pode fazer o autoteste?
O autoteste pode ser realizado por todo mundo onde e quando quiser! No Sistema Único de Saúde (SUS), os kits são distribuídos preferencialmente para as populações mais vulneráveis à epidemia de HIV, como gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e travestis e profissionais do sexo, por exemplo.
OBS.: Quem tem entre 12 e 18 anos pode realizar o exame desacompanhados dos responsáveis.
É tão eficiente quanto o teste realizado por profissionais de saúde?
Se feito da forma correta, sim, o teste tem a mesma precisão (99,9%) de resultado dos realizados nas unidades de saúde.
E se der positivo?
O usuário deve procurar uma das 28 unidades municipais especializadas em IST/Aids de São Paulo para fazer o teste confirmatório. Se persistir o resultado, o paciente é vinculado em um dos Serviços de Atenção Especializada (SAE) em IST/Aids para ser acompanhado e iniciar o tratamento.
Precisa refazer?
Se você fez sexo sem proteção no último mês e não usou a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), é importante você repetir o seu autoteste de HIV para confirmar o resultado. A infecção pelo HIV só pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o vírus no sangue. Esse período é chamado de janela sorológica.
O autoteste é uma das tecnologias da chamada Prevenção Combinada.Trata-se de múltiplas formas de prevenção ao HIV/Aids, que inclui o tradicional preservativo, mas também a testagem convencional e rápida, tratamento, imunização, diagnóstico, redução de danos, prevenção à transmissão vertical e as Profilaxias Pré e Pós-Exposição (PrEP e PEP), que dão a pessoa e ao profissional de saúde a possibilidade de escolher uma metodologia ou combinar várias que melhor se adequem às necessidades e ao momento de vida do usuário.