Secretaria Municipal da Saúde
HIV
O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus que causa a aids (sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). O HIV ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.
Geralmente, a infecção do HIV não apresenta sintomas. As manifestações podem se dar na fase avançada, quando é feito o diagnóstico da aids.
Por sexo oral, vaginal e anal sem camisinha; por instrumentos perfurocortantes, agulhas e seringas com sangue infectado pelo HIV; por transfusão de sangue infectado e para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação.
Obtido por testagem rápida ou convencional para HIV.
Por meio de medicamentos antirretrovirais (ARV), disponíveis no SUS, e indicado para todas as pessoas que têm HIV/Aids. O tratamento precoce e a adesão aos medicamentos reduzem as complicações da infecção, melhoram a qualidade de vida e diminuem a taxa de mortalidade.
O tratamento também é tido como uma forma de prevenção, pois pessoas que vivem com HIV em tratamento, e que estão indetectáveis (isto é, a carga viral não é detectada no exame de sangue) há pelo menos seis meses, não transmitem o vírus em relações sexuais. É o chamado I=I (Indetectável = Intransmissível).
A infecção pelo HIV pode ser prevenida com o uso de camisinha nas relações sexuais. Há ainda outros métodos de prevenção:
- PEP (Profilaxia Pós-Exposição): uso de antirretrovirais após exposição ao HIV, como em casos de violência sexual, acidentes ocupacionais com material biológico ou quando, durante uma relação sexual consensual em que não se sabe a sorologia da parceria, a camisinha sair, romper ou não ter sido utilizada.
- PrEP (Profilaxia Pré-Exposição): uso diário de medicamentos antirretrovirais por pessoas que não vivam com HIV, antes de uma exposição de risco. Está disponível na Rede Municipal Especializada em IST/Aids da cidade de São Paulo.
Fontes:
Equipe técnica da Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Álbum Seriado das IST - Material de apoio para profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 60 p.
O que são IST. In: Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. s.d. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist.