Secretaria Municipal da Saúde
Mais de 300 cães e gatos do Centro Municipal de Adoção ganharam novo lar em 2020
Dara e Lucy foram adotadas com dois meses de vida após o processo online feito na Cosap (Foto: Arquivo Pessoal)
Companheiros nos momentos alegres e de dificuldades, cães e gatos têm sido um alento para seus tutores durante o isolamento para evitar o contágio da covid-19. Uma casa com bichinho sempre é casa contente. Ainda mais em tempos em que a palavra de ordem é “fique em casa”.
Fechado para visitação desde março, por medida de segurança, o Centro Municipal de Adoção da Cosap, a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), também precisou se reinventar para que cada bichinho tivesse um lar.
E foi no Portal 156 que a Cosap criou um serviço online de adoção, com informações, fotos e perfis dos animais. Após a triagem online, uma visita presencial é agendada para que os interessados conheçam e interajam com o animal escolhido. Em caso de amor à primeira vista e se houver a compatibilidade entre eles, a adoção é concluída.
Foi o que aconteceu com o cineasta Daniel Satta, que passou por todo o processo online, até adotar as gatas Dara e Lucy, com dois meses de vida, em abril de 2020. “Toda minha família já conhece o Centro de Adoção, somos todos adotantes de gatos e sempre damos preferência para adotar por lá”, explica.
LEIA TAMBÉM:
Animais idosos adotados na Cosap têm direito a cartão de saúde
São Paulo ganha terceiro Hospital Veterinário Público
Saiba como cuidar dos animais de estimação durante a pandemia
Com tutores mais tempo em casa, animais de estimação também sentem os efeitos da pandemia
Segundo Daniel, a companhia das duas felinas tem contribuído para que a quarentena e o isolamento sejam mais leves. “Moro sozinho e realmente estão fazendo a diferença. E o fato de elas serem irmãs e terem passado todo o tempo juntas faz a relação delas ser incrível”, conta.
Neste processo meio virtual, meio presencial, entre cães e gatos, em 2020 foram adotados 311 animais. Apesar do resultado comemorado pela Cosap, o número de adoções foi 38% menor do que em 2019, quando 505 pets ganharam novo lar.
“Essa queda está diretamente ligada à pandemia. Mas mesmo com a suspensão das visitas, nossos animais continuam aguardando o grande dia em que terão uma família. Temos atualmente 166 cães e 58 gatos, todos castrados, microchipados, vermifugados e prontos para dar e receber muito amor e carinho”, revela Analy Xavier, coordenadora de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico.
Em 2020, a Cosap também lançou o cartão Cuida Bem – Idoso, que incentiva a adoção de animais acima dos oito anos, garantindo serviço preferencial aos bichos nos hospitais veterinários municipais.
Castrações
A castração de cães e gatos é outro serviço disponibilizado pela Cosap à população. Para evitar aglomerações, os mutirões em escolas e pelos castramóveis foram suspensos, mas o serviço não parou.
Também de forma online no Portal 156, é possível obter o Termo de Encaminhamento para castrar seus animais em uma das clínicas contratadas pela Prefeitura de São Paulo. Em 2020, mesmo no contexto da pandemia, o município castrou mais de 58 mil animais.
Além dos serviços de adoção e castração, a Cosap voltou sua atenção para os animais em situação de vulnerabilidade. Foram arrecadadas e doadas 14 toneladas de ração para alimentar cães e gatos dos territórios indígenas e da população de rua da capital.