Secretaria Municipal da Saúde
Capital adota medidas mais restritivas para conter agravamento da pandemia
A Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) adotarão medidas mais restritivas para conter o agravamento da pandemia de Covid-19 na capital. Nesta quinta-feira (18), o prefeito Bruno Covas anunciou a antecipação de cinco feriados municipais – dois de 2021 e três de 2022 - a partir do dia 26 de março e também comunicou alteração no rodízio veicular.
Todos os esforços são no sentido de frear a velocidade de disseminação do coronavírus na cidade. Um dos indicadores do momento de extrema gravidade é o índice de ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital, que nesta quarta-feira (17) chegou a 88%, segundo Boletim Diário Covid-19. A cidade também registrou a primeira morte de um paciente na fila de espera por uma vaga em UTI.
O caso aconteceu no dia 13 de março, na Unidade de Pronto Atendimento São Mateus, na zona leste. Um rapaz de 22 anos deu entrada na UPA dois dias antes, em 11 de março. Foi acolhido, atendido e diagnosticado. Sem melhora no quadro, foi inserido na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (sistema CROSS) no dia 12. O paciente, que tinha obesidade, apresentou piora na saturação, foi intubado e acabou indo a óbito dois dias depois de dar entrada na UPA por falta de leito em UTI.
O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, anunciou a abertura de mais leitos referenciados para Covid-19 em três hospitais municipais, que passam a atender exclusivamente pacientes com a doença: HM Dr. Arthur Ribeiro Saboya, no Jabaquara; HM Waldomiro de Paula, em Itaquera, e HM Vereador José Storopolli, no Parque Novo Mundo. “A rede pública passa pelo pior momento de pressão no sistema ao longo da pandemia”, disse o secretário.
Vacinas
O prefeito Bruno Covas lembrou que a cidade de São Paulo já aderiu ao Consórcio Intermunicipal organizado pela Frente Nacional de Prefeitos para aquisição de vacinas, medida que foi referendada pela Câmara Municipal em duas votações. As negociações para aquisição dos imunizantes estão em andamento, entre as quais as cinco milhões de doses do laboratório Janssen.
Nesta sexta-feira (19), a Secretaria Municipal antecipa o início da vacinação de idosos com 72, 73 e 74 anos nos mais de 580 postos de vacinação abertos no município. O público-alvo nesta fase da campanha é estimado em 200 mil pessoas.
Ajudando pessoas
Bruno Covas anunciou, ainda, medidas emergenciais para atender as pessoas que mais necessitam no momento em que evitar a circulação é a medida mais eficaz para barrar a contaminação. A Prefeitura assinou um contrato de meio bilhão de reais com a Caixa Econômica Federal para o pagamento de auxílio emergencial nos meses de março, abril e maio. Também triplicou a distribuição de cestas básicas, de 2.500 para 7.500, nos próximos meses.
"Não há esforços que o governo possa fazer se não houver a colaboração das pessoas", frisou o prefeito, fazendo referência à responsabilidade compartilhada com a população, que não deve abandonar os cuidados como uso de máscara, higienização das mãos, evitar aglomerações e só sair de casa em caso de extrema necessidade.
Feriado e rodízio
A Prefeitura vai antecipar dois feriados de 2021 - Corpus Christi e Consciência Negra - e três de 2022 – aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro, Corpus Christi e Consciência Negra - a partir do dia 26 de março, emendando com o feriado da Sexta-feira Santa, dia 1º de abril. Também está em discussão a antecipação do feriado paulista de 9 de Julho (Revolução Constitucionalista).
Já o rodízio vai seguir o horário do toque de recolher determinado pela fase emergencial do Plano São Paulo nas próximas duas semanas. Os veículos não poderão circular pelo centro expandido entre 20h e 5h, e não mais entre 7h e 10h e entre as 17h e 29h, conforme os finais da placa. A circulação terá restrição nos seguintes dias e horários:
Finais 1 e 2 – restrição de circulação às segundas-feiras entre 20h e 5h
Finais 3 e 4 – restrição de circulação às terças-feiras entre 20h e 5h
Finais 5 e 6 – restrição de circulação às quartas-feiras entre 20h e 5h
Finais 7 e 8 – restrição de circulação às quintas-feiras entre 20h e 5h
Finais 9 e 0 – restrição de circulação às sextas-feiras entre 20h e 5h
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk