Secretaria Municipal da Saúde
Camisinhas internas e externas são distribuídas gratuitamente pelo SUS; veja onde retirar
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) distribui gratuitamente em vários pontos da cidade de São Paulo camisinhas externas e internas, tornando acessível à população um dos métodos mais eficazes para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs. Elas também oferecem proteção contraceptiva, evitando uma gravidez indesejada.
O preservativo externo tem grande eficácia na prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV e a sífilis, além de prevenir a gravidez. Já o preservativo interno é utilizado dentro da cavidade vaginal ou anal e, assim como o externo, também serve para evitar uma gestação e prevenir o HIV e outras ISTs.
Vale ressaltar que os dois tipos de preservativos jamais devem ser usados ao mesmo tempo, visto que a fricção entre ambos pode levar a rasgos e, consequentemente, a perda da eficácia.
Pontos de distribuição
Na capital, os preservativos internos podem ser retirados gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em uma das 26 unidades da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids e nas unidades de saúde que oferecem hormonização para pessoas trans.
Nesses pontos, o munícipe também encontra o gel lubrificante, que ajuda a diminuir o atrito e a possibilidade de provocar microlesões das mucosas genitais e anais durante o ato sexual. Estas lesões funcionam como porta de entrada para o HIV e outros microrganismos. Dessa forma, o seu uso deve ser associado ao preservativo, potencializando a prevenção. Para conferir a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, utilize a ferramenta Busca Saúde.
As camisinhas externas também são disponibilizadas em todas as unidades municipais de saúde da capital, nos terminais de ônibus municipais, nas estações das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô, nas estações Jabaquara e Tucuruvi (Linha 1-Azul), Consolação, Paraíso e Tamanduateí (Linha 2-Verde), Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás e República (Linha 3-Vermelha), além de quatro estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): Guaianases (Linha 11-Coral), São Miguel Paulista, Engenheiro Goulart e Jardim Helena – Vila Mara (Linha 12-Safira).
25ª Parada do Orgulho LGBT+
Neste domingo (6), a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará a testagem rápida para identificação do HIV durante a 25ª edição da Parada do Orgulho LGBT+, que terá como tema a epidemia de HIV/Aids.
A atividade será realizada das 11h às 15h, com término do cadastro meia hora antes do fim dos testes, no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, próximo à Estação de Metrô Marechal Deodoro. Um veículo adaptado para realização de testes estará no local para atender ao público interessado.
LEIA TAMBÉM: Saúde fará testes de HIV durante a 25ª Parada do Orgulho LGBT+ neste domingo
A SMS destaca que preservativos externos, internos, sachês de gel lubrificante e autoteste para HIV também estarão disponíveis ao público durante a parada.
SERVIÇO
25ª Parada do Orgulho LGBT+
Domingo, 6 de junho
Testagem de HIV
Das 11h às 15h (cadastro termina meia hora antes do fim dos testes)
Estrutura montada no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, próximo da Estação de Metrô Marechal Deodoro
Transmissão AO VIVO
Das 14h às 22h, no canal da APOLGBT no YouTube
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk