Secretaria Municipal da Saúde
Premia Sampa: Saúde conquista reconhecimento em quatro projetos
Na tarde da última segunda-feira (24), representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) subiram quatro vezes ao palco da cerimônia de entrega do Premia Sampa, realizado no auditório da Praça das Artes, para receber o reconhecimento por projetos implantados na rede municipal de saúde.
Na categoria Políticas Públicas, o projeto “Acolhimento de crianças e adolescentes trans na rede municipal de saúde” ficou em 3º lugar; na categoria Larga Escala, o projeto “Implantação dos Núcleos de Vigilância em Saúde nas Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo” levou o 2º lugar; na categoria Iniciativas Locais, o projeto “Vacina Safety” ficou em 3º lugar, e o projeto “Lean nas Emergências” foi o grande vencedor, com o 1º lugar.
O Premia Sampa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo para reconhecer e premiar servidores que inovam e fortalecem, a partir de projetos autorais, a cultura da inovação na administração municipal. Além disso, empresas, organizações da sociedade civil, startups e universidades também podem ser premiadas. O prêmio é organizado pela Secretaria Municipal de Gestão (SEGES).
“O fato de sermos a pasta com o maior número de projetos finalistas, seis ao todo, e quatro projetos premiados, reafirma a posição da SMS como um polo de inovação no que diz respeito a políticas públicas em saúde”, reitera o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Este ano, o prêmio recebeu a inscrição de 162 projetos que foram avaliados por uma banca técnica composta por 37 integrantes, entre especialistas, professores e servidores públicos. Destes trabalhos, seis de cada categoria passaram pela etapa seguinte, que contou com uma apresentação oral para a comissão julgadora.
Os finalistas e vencedores da SMS no Premia Sampa 2024 (Acervo/SMS)
Saiba mais sobre os projetos da rede municipal de saúde reconhecidos pelo `Premia Sampa:
“Lean nas Emergências” – 1º lugar na categoria Iniciativas Locais
O projeto “Lean nas Emergências”, do Hospital Municipal Benedicto Montenegro, na zona leste, que realiza em média 19 mil atendimentos por mês, foi implantado para melhorar o atendimento no pronto-socorro da unidade e desenvolvido a partir do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS). O objetivo é a reorganização dos processos internos para estabelecer novos fluxos e promover melhorias no atendimento ao paciente, em menor tempo, ao utilizar a metodologia Lean, de gestão e padronização de processos. A meta do hospital era reduzir em 10% o tempo de permanência do paciente na unidade, sem internação. Mas o resultado superou as expectativas, e a redução chegou a 28%. Com a internação do paciente, esse tempo que deveria ser 15% menor, foi reduzido em 73%. Outros ganhos foram a queda dos índices de infecções hospitalares, o aumento de manifestações positivas na ouvidoria e o maior engajamento das equipes.
“Implantação dos Núcleos de Vigilância em Saúde nas Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo” - 2º lugar na categoria Larga Escala
Em 2023, foram implantados Núcleos de Vigilância em Saúde da Atenção Básica (Nuvis-AB) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, com o objetivo de auxiliar na organização e aprimoramento das ações de promoção, prevenção e controle de riscos. “O objetivo é preparar o serviço para a proteção e promoção da saúde da população, controle de riscos e respostas rápidas a situações que acontecem no território”, explica Selma Anequini Costa, assessora técnica da Divisão de Atenção Primária da Coordenadoria de Atenção Básica (CAB). Na prática, as equipes multiprofissionais das UBSs avaliam a situação e necessidades dos territórios e desenvolvem planos de ação. Em 2023, doenças como a sífilis congênita, tuberculose, doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), arboviroses, saúde da mulher/gestante e saúde da população migrante foram alguns dos temas elencados como prioritários pelos Nuvis-AB da capital.
“Vacina Safety” - 3º lugar na categoria Iniciativas Locais
O "Vacina Safety" é um dispositivo eletrônico conectado à internet que monitora a temperatura através de um sensor, atendendo à demanda de um monitoramento mais eficiente dos imunológicos (vacinas) na rede de frio em dias e horários em que a unidade de saúde está fechada. As câmaras frias existentes nas unidades são programadas para emitir um alarme em caso de temperaturas próximas aos limites recomendados, evitando a exposição dos imunobiológicos a temperaturas inadequadas. A arquitetura do projeto inclui telas de monitoramento e disparos de avisos por e-mail ou celular em caso de alterações de temperatura, caracterizando-o como um dispositivo IoT (Internet of Things). O projeto foi inscrito por nove profissionais da rede municipal da saúde, em sua maioria atuantes na CRS Leste. como o assessor de tecnologia Victor Felipe Piccin Nogueira de Lima, idealizador do Vacina Safety.
“Acolhimento de crianças e adolescentes trans na rede municipal de saúde” - 3º lugar na categoria Políticas Públicas
O objetivo do projeto é dar suporte aos adolescentes a partir dos 13 anos que necessitem de apoio durante o processo de transição de gênero. “Desde 2021 a rede de saúde da capital já contava com a Rede Sampa Trans; o que fizemos em 2023 foi estruturar o atendimento a adolescentes trans a partir de 13 anos, que, embora ainda não possam iniciar o processo de hormonização, previsto pelo Conselho Federal de Medicina a partir dos 16 anos, possuem uma série de demandas, que vão desde estratégias sociais para afirmação de gênero até suporte psicológico, que muitas vezes é estendido às famílias”, explica a interlocutora da Área Técnica de Saúde da população LGBTIA+, Tânia Regina Corrêa de Souza, acrescentando que oito unidades dentre as 45 da rede são hoje referência no atendimento ao público adolescente.
Outros dois projetos da SMS foram finalistas no Premia Sampa: “PlanejaLeste: Capacitar para Transformar!”, na categoria Iniciativas Locais, e “Guia Simples sobre Covid-19: uma vivência sobre linguagem simples na Secretaria Municipal da Saúde”, na categoria Linguagem Simples.