Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 | Horário: 16:00
Compartilhe:

Retrospectiva 2024: números que refletem trabalho

Das milhares de próteses distribuídas pela área de Saúde Bucal aos testes rápidos de IST/Aids, passando por programas voltados a doenças crônicas, o gigantismo das ações da Saúde na maior cidade do país
A imagem mostra um ambiente de atendimento médico. No primeiro plano, uma profissional de saúde, vestindo jaleco branco com identificação da cidade de São Paulo e máscara facial, está realizando um procedimento na perna de uma paciente idosa que está sentada. A paciente veste uma blusa com estampas coloridas e tem cabelo curto e grisalho. Ao fundo, outra profissional de saúde, também usando jaleco branco, parece estar concentrada em outra atividade. Uma terceira pessoa de jaleco aparece parcialmente à direita

Gigante com 12 milhões de habitantes, São Paulo está longe de ser uma localidade qualquer, o que se reflete na demanda da população por serviços. Afinal, são 9 milhões de SUS dependentes, ou seja, mais de 70% da população depende da atuação da saúde pública na cidade. Para atender esta população, a rede municipal está estruturada 1.056 equipamentos, que contam com mais de 120 mil profissionais de todas as áreas.

Em 2024, foram inaugurados 44 novos espaços entre Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e equipamentos inéditos, como Centro de Integração de Educação e Saúde (Cies) e Centro de Cuidados Integrados (CCI) Leste, voltado à recuperação e a manutenção da capacidade funcional dos pacientes, além do Centro de Exames da Mulher (CEM), em Itaquera.

Nestes espaços especializados, os números impressionam ainda mais. O atendimento nos Centros de Referência da Dor Crônica, por exemplo, cresceu mais de 272% em um ano e as seis unidades realizaram 229.701 atendimentos, de janeiro a novembro, que se somam desde consultas, aferição de pressão arterial, acupuntura, auriculoterapia, massoterapia, eletroestimulação, infiltrações e outros procedimentos. 

Na saúde bucal, em 2024, os CEOs (Centro de Especialidades Odontológicas) registraram 241.221 atendimentos odontológicos de janeiro a novembro e nos CCOs (Centro de Cuidados Odontológicos) foram mais 108.995 atendimentos no mesmo período, as próteses dentárias instaladas em 2024 garantiram 110.632 novos sorrisos.

Confira nos links abaixo uma série de boas notícias e números expressivos da saúde da capital.

São Paulo celebra queda de cerca de 55% nos novos casos de infecção pelo HIV e realiza atividades no Mês da Aids

Capacitação de profissionais contribui para o aumento da oferta de Pics na rede municipal

Cidade de São Paulo reduz em 41% gravidez na adolescência com ações integradas

Saúde da capital entrega 62,3 milhões de fraldas descartáveis em um ano

Prefeitura dispensa mais de 60 milhões de medicamentos fitoterápicos nas farmácias da rede municipal

Em três anos, Polos de Curativos já realizaram mais de 242 mil procedimentos

Coordenadoria de IST/Aids realiza mais de 50 mil testes rápidos em sete meses

Saúde acompanhou mais de um milhão de pacientes diabéticos nos últimos quatro anos

Modera SP: Ferramenta da Prefeitura focada na prevenção do consumo excessivo de álcool já atendeu 43 mil usuários

Casa Angela celebra mais de 3,5 mil partos realizados em 15 anos

Centro de Tratamento de Queimados realiza 600 atendimentos por mês

Atendimento nos Centros de Referência da Dor Crônica cresce mais de 272% em um ano

Hospital Dia Penha 24h amplia em 159% o número de cirurgias

Avança Saúde Escolar - Oftalmologia realiza 63 mil triagens em oito meses

collections
Galeria de imagens