Secretaria Municipal da Saúde
Bicho Barbeiro
Deve-se proteger as mãos ao capturar insetos suspeitos de serem “barbeiros” (inseto vetor da doença de Chagas), pois existe a chance de o inseto ser realmente um “barbeiro”. Outros insetos podem machucar as mãos do coletor ao ser manuseado, alguns besouros confundidos com triatomíneos possuem mandíbulas fortes, e algumas espécies de percevejos-fitófagos liberam substância cáustica que podem machucar.
Usar luvas de proteção ou pinça, ou se possível evitar tocar o inseto ao captura-lo.
Devem ser enviados todos os insetos suspeitos, preferencialmente vivos para que seja possível o exame do inseto e saber se ele transmite a doença. Contudo, insetos mortos também devem ser enviados. No caso de insetos recém-mortos recomendamos que apenas o inseto seja colocado dentro do recipiente, não acrescente nenhuma substancia como álcool, formol, cloro, querosene, não ponha nada.
A captura de inseto suspeito pode ser realizada com auxílio de um pote plástico transparente com tampa, da seguinte maneira:
Modo um
- Capture colocando a boca do pote sobre o inseto;
- Passe um papel por baixo do pote, segure para o inseto não fugir e inverta;
- Tampe o pote e envie o inseto suspeito para o LABFAUNA ou UVIS mais próxima de sua casa.
Atenção: Não coloque nada no pote junto com o inseto.
Modo dois
Outra maneira de prática de capturar um inseto suspeito é utilizando um saco plástico sem furos:
- Capture o barbeiro utilizando um saco plástico sem furos, protegendo as mãos do contato direto com o inseto;
- Inverta o saco plástico com o barbeiro dentro, feche bem o saco e leve-o para LABFAUNA ou UVIS mais próxima de sua casa.