Secretaria Municipal da Saúde
Dengue (amostra humana)
Vírus da dengue
Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/saude/o-virus-da-dengue/
O que é?
Doença febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresenta: infecção inaparente, Dengue Clássica (DC), Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), ou Síndrome do Choque da Dengue (SCD). Atualmente é a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, e constitui-se em sério problema de saúde pública no mundo. A doença ocorre e dissemina-se especialmente nos países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal mosquito vetor.
Período de Incubação
O período de incubação no homem é de três a quinze dias, em média cinco a seis dias.
Transmissão
Transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti o mais importante. De hábitos diurnos, se prolifera em água limpa e parada. O homem infectado é a única fonte de infecção para o mosquito, que permanece o resto de sua vida (seis a oito semanas) com capacidade de transmitir a virose a outros indivíduos susceptíveis. A infecção do mosquito é possível durante o período de viremia do homem, habitualmente de seis dias. Após a multiplicação do vírus no interior do vetor e sua localização nas glândulas salivares do inseto (oito a doze dias), passa a efetuar a transmissão através do repasto sanguíneo.
Sintomas
Manifesta-se comumente por febre, cefaleia, dor retro-orbitária, artralgias e mialgias disseminadas, especialmente na região lombar e membros inferiores, dores epigástricas, náuseas, vômitos, diarreia, exantema e prurido.
Veja também:
- Conheça mais sobre o
- Preço dos Exames Laboratoriais;
- Saiba tudo sobre a Dengue
- Identificação do mosquito em laboratório
PROFISSIONAIS:
Diagnóstico Laboratorial |
· Pesquisa de Anticorpos IgM em soro: MAC-ELISA (teste imunoenzimático de captura de IgM). É indicada a partir do 6º dia do início dos sintomas. · Pesquisa de NS1 em soro: teste imunoenzimático de captura. É indicada do 0 ao 3º dia do início dos sintomas. |
Envio correto de Material |
Material o Soro (2 mL) o Sangue sem anticoagulante (5mL), em tubo gel separador. Conservação / Transporte o Soro: congelado ou refrigerado o Sangue: refrigerado |