Secretaria Municipal da Saúde
Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT
O processo de transição demográfica, epidemiológica e nutricional resultou em um aumento das prevalências de Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT. As DCNT (doenças cerebrovasculares e cardiovasculares, neoplasias, obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras) são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.
Sua etiologia é complexa e envolve fatores de risco não modificáveis (genética, sexo e idade) e modificáveis (tabagismo, inatividade física, alimentação não saudável e consumo excessivo de bebidas alcoólicas) e mais recentemente a poluição ambiental. Por estarem relacionados a modos e estilos de vida, são passíveis de modificação.
Diálogos DANT é uma publicação periódica que tem como objetivo fomentar ações de promoção da saúde para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis. A cada edição é explorado um tema, salientando sua importancia, valorizando projetos e ações do setor saúde e parceiros de outras secretarias e instituições, visando aprimorar as redes de atenção.
Boletins produzidos pelo Núcleo de Doenças e Agravos Não transmissíveis.
Informes produzidos pelo Núcleo de Doenças e Agravos Não transmissíveis.
O Inquérito de Saúde – ISA Capital tem como objetivo conhecer aspectos da saúde pública no município de São Paulo (MSP) que não estão contidos nos sistemas rotineiros de informação do SUS. É uma realização conjunta da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Faculdades de Saúde Pública e de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo. Clique aqui para abrir! A edição "Estado Nutricional da População da Cidade de São Paulo" contou com a participação da equipe técnica do Núcleo da DANT/DVE/COVISA. Clique para abrir os principais resultados!
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) é uma pesquisa de base domiciliar, de âmbito nacional, realizada em parceria com o IBGE nos anos de 2013 e 2019. O inquérito é composto por três questionários: o domiciliar, o relativo a todos os moradores do domicílio e o individual, com enfoque nas principais doenças crônicas não transmissíveis, aos estilos de vida, e a acesso ao atendimento médico. Clique aqui para abrir: PNS 2013 e PNS 2019
Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. Pesquisa anual realizada em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal desde 2006. Clique aqui para abrir os resultados dos inquéritos!
Realizada a cada três anos pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, e com apoio do Ministério da Educação. Tem como objetivo subsidiar o monitoramento dos fatores de risco e proteção à saúde dos estudantes, além de identificar questões prioritárias para o desenvolvimento de Políticas Públicas voltadas a Promoção da Saúde dos mesmos. Clique para abrir: PENSE 2009; PENSE 2012 ; PENSE 2015 e PENSE 2019.
- Política Nacional de Promoção à Saúde
- Política Nacional de Alimentação e Nutrição
- Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
- 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional 2016/2020
- Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil, 2021-2030
- Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022
- Estratégia Global em Alimentação Saúdavel, Atividade Física e Saúde
- Convenção Quadro para Controle do Tabaco
- Diretrizes e Recomendações para o Cuidado Integral de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis
Documentos guias:
Links úteis:
- Ministério da Saúde - Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)
- CVE - Secretaria de Estado da Saúde - SP
- Instituto Nacional do Câncer - INCA
Saiba mais sobre as Doenças e Agravos Não Transmissíveis -DANT - Clique na figura abaixo