Secretaria Municipal da Saúde

Doença Diarreica Aguda

Saiba mais sobre a doença

 





SAIBA MAIS SOBRE AS DOENÇAS DIARREICAS AGUDAS

As doenças diarreicas agudas (DDA) correspondem a um grupo de doenças infecciosas gastrointestinais de ocorrência sazonal. São caracterizadas por uma síndrome em que há ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia aguda em 24 horas, ou seja, diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações, quadro que pode ser acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal.

Em geral, são doenças autolimitadas com duração de até 14 dias. Em alguns casos, há presença de muco e sangue, quadro conhecido como disenteria. A depender do agente causador da doença e de características individuais dos pacientes, as DDA podem evoluir clinicamente para quadros de desidratação que variam de leve a grave.

Casos individuais de DDA não são de notificação compulsória, exceto em unidades sentinelas para monitorização da DDA (MDDA) e em caso de ocorrência de surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar, no qual duas ou mais pessoas apresentam uma doença similar resultante da ingestão de um mesmo alimento contaminado ou com vínculo epidemiológico entre si.

 

DOCUMENTOS TÉCNICOS

06/01/2025 - Alerta epidemiológicos n° 01/2025

 

NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA

Os surtos de doença diarreica aguda são agravos de notificação imediata (em até 24 horas) e são considerados Eventos de Saúde Pública (situação que pode constituir potencial ameaça à saúde pública, como a ocorrência de surto ou epidemia, doença ou agravo de causa desconhecida e alteração no padrão clínico epidemiológico das doenças conhecidas, considerando o potencial de disseminação, a magnitude, a gravidade, a severidade, a transcendência e a vulnerabilidade. Portanto, qualquer uma das situações que se enquadre nessa definição deve ser notificada imediatamente).

Diante da Resolução SS Nº 88, de 24 de abril de 2024, republicada em 08 de maio de 2024, que atualiza a Lista das Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública de Notificação Compulsória no Estado de São Paulo, para padronização das notificações de surto de síndrome diarreica aguda deve ser utilizado o código CID-10 “A08 Infecções intestinais virais, outras e as não especificadas”. Desta forma, o código CID-10 “A09 Diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumível” de interesse estadual será desabilitado no SINAN.

 

MATERIAIS GRÁFICOS

- Folder Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) (clique para fazer download)