Secretaria Municipal da Saúde
Febre Amarela
FEBRE AMARELA
Acesse o menu abaixo para navegar pelos temas:
Saiba mais sobre a doença
O que é Febre Amarela?
A Febre Amarela (FA) é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus do gênero Flavivirus e transmitida por mosquitos. A FA apresenta dois ciclos de transmissão epidemiologicamente distintos: Silvestre (FAS) cujos principais vetores transmissores são dos gêneros Haemagogus e Sabethes, e urbano (FAU) transmitido principalmente pelo Aedes aegypti.
Qual a diferença entre a Febre Amarela Silvestre e Febre Amarela Urbana?
A diferença entre elas é o vetor. Na cidade a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue e na mata, os mosquitos são dos gêneros Haemagogus.
Como a Febre Amarela Silvestre é transmitida?
A febre amarela silvestre é transmitida através da picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas fechadas. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem que adentra a mata.
O vírus é transmitido por macacos?
Não. O vírus é transmitido através da picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas fechadas. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem que adentra a mata.
A Febre Amarela é transmitida de uma pessoa para outra?
Não há transmissão de pessoa a pessoa. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da Febre Amarela.
Como se prevenir da Febre Amarela?
A vacinação é a principal medida de prevenção. Além da vacinação é muito importante a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é um potencial transmissor da doença na área urbana.
Quem deve se vacinar?
A vacina é recomendada para todos os moradores da cidade de São Paulo, independente da região da cidade em que resida ou de deslocamentos ou de viagens. A vacinação pode ser iniciada a partir dos 9 meses de idade, seguindo o esquema vacinal:
Onde posso tomar a vacina?
A vacina da febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde.
Moradores do Município de São Paulo e viajantes nacionais devem acessar o Busca Saúde para verificar a UBS mais próxima.
Documentos Técnicos
Informes técnicos:
- Nota Técnica Febre Amarela (publicada em 31/03/2025)
- Fluxo Manejo clinico de FA MS jan 2020
- Guia de vigilância de epizootias em primatas não humanos e entomologia aplicada à vigilância da febre amarela / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – 2. ed. atual. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017
- Quadro comparativo entre Dengue, Chikungunya, Doença Aguda pelo Zika e Febre Amarela
- Febre amarela: guia para profissionais de saúde
Notificação Compulsória
PASSO A PASSO PARA A NOTIFICAÇÃO:
1º Passo - Preencher a Ficha de Notificação - SINAN - Clique aqui para abrir
2º Passo - Utilizar a ferramenta do Território UVIS para localizar a Unidade de Vigilância em Saúde do local de atendimento do paciente.
3º Passo - Enviar a Ficha preenchida para o email da UVIS, correspondente ao endereço de consultório/clínica, com assunto: "Notificação de Febre Amarela"
Nos finais de semana e feriados, enviar para: notifica@prefeitura.sp.gov.br.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk