Secretaria Municipal da Saúde

Vacina Febre Amarela (atenuada)

Prevenção: Febre amarela.

Indicação: A partir de nove meses de idade.

Nota – Em municípios com circulação comprovada do vírus da febre amarela (casos de febre amarela em humanos ou epizootias), a vacinação deve ser considerada também para crianças com idade entre seis e nove meses, A vacinação no calendário de rotina é recomendada em todo território nacional desde 2016. A vacinação de pessoas com 60 anos ou mais de idade poderá ser realizada, em especial para os residentes ou viajantes para as localidades com evidência de circulação do vírus da febre amarela, sempre associada à avaliação do risco relacionado às comorbidades nessa faixa etária. 

 Esquema vacinal: 

  • Crianças menores de 5 anos: uma dose aos nove meses de idade e uma segunda dose aos quatro anos de idade;
  • A partir de 5 anos de idade: dose única.

Nota –  O início da proteção ocorre entre o oitavo e o décimo dia após a administração da vacina, portanto a vacinação para viajantes deve ser realizada pelo menos com 10 dias de antecedência. O prazo de 10 dias de antecedência não se aplica para revacinação.

Disponível em: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Saúde (CS).

Cuidados antes, durante a após a vacinação: 

  • Adiar a vacinação em caso de febre até a melhora;
  • Compressas frias no local.

Eventos adversos mais comuns:

  • Dor local – 4% em adultos e menos em crianças pequenas – 1 a 2 dias de duração, intensidade leve a moderada;
  • Febre, cefaleia e mialgia – 4% na primeira dose, 2% na revacinação – 3 primeiros dias.

Efeitos mais intensos ou quaisquer outras alterações, deverão ser avaliados por profissional de saúde capacitado, para a investigação e tratamento adequados.

Todos os eventos deverão ser notificados pelos serviços de saúde (notificação ESAVI)

Contraindicação: 

  • História de reação anafilática a qualquer componente da vacina;
  • Em pessoas que após ingestão de ovo apresentem urticária generalizada, sibilos, laringoespasmo, edema de lábios, hipotensão ou choque, ocorrendo nas primeiras duas horas;
  • Em mães que estejam amamentando crianças com até seis meses de idade. Caso a vacinação seja imprescindível, a amamentação deverá ser suspensa no mínimo por 10 dias após a vacinação. A mãe poderá extrair e armazenar o leite materno antes da vacinação para propiciar o aleitamento neste período;
  • Pacientes com história de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica). 

Nota – Não constituem contraindicações à vacina alergia ou intolerância à ingestão de ovo que não sejam de natureza anafilática. A vacina febre amarela deve ter seu uso evitado durante a gravidez, a não ser que os riscos de aquisição da doença sejam superiores ao eventual risco de evento adverso. Indivíduos com doenças autoimunes e com histórico de doença neurológica de natureza desmielinizante (síndrome de Guillain-Barré, encefalomielite aguda disseminada e esclerose múltipla) devem ser avaliados caso a caso. Recém-nascidos e lactentes de mães que utilizaram drogas imunodepressoras ou biológicos na gestação podem ter sua vacinação adiada ou contraindicada.