Secretaria Municipal da Saúde
Ações estratégicas de vacinação
Ações estrátegicas de vacinação em 2024
O Programa Municipal de Imunizações - PMI durante o ano de 2024 tem realizado diversas ações para a recuperação de altas e homogêneas Coberturas Vacinais na cidade de São Paulo. Pautadas em todos os elementos componentes da vacinação, as atividades visam aprimorar os processos, por meio do levantamento de problemas, diagnóstico e intervenções através do planejamento situacional estratégico.
Veja aqui as estratégias realizadas e em andamento:
1. DVA 2024
2. Campanha de vacinação de Influenza
5. Vacinação em Aldeias Indígenas
6. Microplanejamento para Atividades de Alta Qualidade em Vacinação (AVAQ)
7. Treinamentos e participação em eventos científicos
DVA 2024
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o PMI adotou como principal estratégia para a Multivacinação 2024, a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), documento comprobatório de vacinação, solicitado pelas unidades educacionais para crianças de escolas de ensino infantil (creches e pré-escolas), e emitido pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Em fevereiro de 2024, foi iniciada a 1° fase desta estratégia focada em todos os matriculados na faixa etária dos 0 aos 5 anos na rede de ensino da capital. Nessa fase, são realizadas atividades educativas junto aos pais e alunos, e o encaminhamento as unidades de saúde para atualização vacinal e emissão da DVA. A divulgação dos resultados finais ocorrerá em julho/2024. Para o 2º semestre, está programado a ação com os adolescentes matriculados no município de São Paulo.
Campanha de vacinação de Influenza
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicou 44.710 doses de imunizantes durante o dia D. Foram aplicadas 30.951 doses de Influenza, 7.092 doses contra a Covid-19 e 6.667 doses de multivacinação.
Saiba mais sobre a Campanha de Influenza 2024
VACINAÇÃO NAS ESCOLAS
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou em 19/03/2024, a campanha de multivacinação nas escolas estaduais para atualização das cadernetas de vacinas de crianças e adolescentes.
A iniciativa integra a campanha estadual e busca garantir o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), elevando a cobertura e a proteção vacinal da comunidade escolar, além de contribuir para o controle, eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis.
Estão sendo disponibilizadas as seguintes vacinas: Meningocócica ACWY, HPV, febre amarela, sarampo/caxumba/rubéola hepatite B, difteria/tétano e poliomielite conforme o esquema adotado para a idade.
Até 26/04/24, foram aplicadas 5.854 doses nas ações em escolas.
VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou no dia 04/04/2024 a Estratégia de Vacinação contra a Dengue na capital.
A vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo para a vacinação. É fundamental o alcance de elevadas e homogêneas coberturas vacinais na população-alvo da estratégia (crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade).
A vacinação contra a dengue iniciou no dia 04/04, priorizando os Distritos Administrativos (DAs) com maior números de casos e coeficiente de incidência de dengue. A partir do dia 11/04, foi ampliada para todas as regiões da cidade, com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vacinando o público prioritário de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Saiba mais sobre esta campanha
VACINAÇÃO EM ALDEIAS INDÍGENAS
O PMI, junto a UBS Kwarãy Djekupé, na aldeia Jaraguá, e a UBS Vera Poty (e o anexo Krukutu) que atende as aldeias Tenondé Porã e Krucutu realizaram vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Foram aplicadas mais de 100 doses do imunizante
Saiba mais sobre a vacinação na aldeia Jaraguá
Microplanejamento ara Atividades de Alta Qualidade em Vacinação (AVAQ)
O Processo de Microplanejamento (MP) baseia-se no reconhecimento da realidade local, caracterizando a população-alvo para identificação das ações de vacinação intra e extramuros mais eficazes. Para a operacionalização do Microplanejamento, deve-se levar em consideração os aspectos, os objetivos e as metas de cada território, visando definir as ações estratégicas de vacinação a serem desenvolvidas em cada cenário.
Em 2024, o PMI segue com a estratégia junto as Coordenadorias Regionais de Saúde. O trabalho que vem sendo realizado na cidade, foi apresentado para a equipe do Programa Nacional de Imunizações e do Programa Estadual de Imunizações.
TREINAMENTOS E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS
O PMI tem realizado junto ao território, treinamentos presencias e a distância, com o objetivo de promover educação continuada de temas relevantes na área de imunização. Em abril, apresentou no Congresso de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS), o microplanejamento realizado em uma ação de intensificação vacinal de meningite.
Saiba mais sobre os cursos do PMI.
ENVIO DE SMS PARA FALTOSOS
Desde agosto de 2023, o Programa Municipal de Imunizações (PMI), adotou uma ferramenta sinalizando para munícipes que possuem cadastro com número de celular no Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga-Saúde), o envio de mensagens por SMS para pessoas que estão em atraso vacinal e àquelas com agendamento de até cinco dias para a próxima vacina.
Até o dia 31 de março de 2024 de setembro, foram enviados mais de 700 mil SMS. O paciente recebe duas mensagens de texto, uma com vacina em atraso ou agendada.
OUTRAS INFORMAÇÕES