Secretaria Municipal da Saúde
Campanhas de Controle da Hanseníase no Município de São Paulo
As Campanhas Educativas de Hanseníase ocorrem anualmente no município de São Paulo no mês de janeiro – JANEIRO ROXO, com a participação da rede de serviços da atenção básica de saúde da secretaria, ONGs e outras instituições públicas e privadas.
O objetivo da campanha é aumentar a detecção precoce de casos, através da sensibilização e treinamento dos profissionais de saúde da rede básica para a suspeição do diagnóstico e da divulgação dos sinais e sintomas para a população.
Durante a Campanha são desenvolvidas atividades de busca ativa de casos suspeitos e ações educativas junto à comunidade.
Com o intuito de levar até a população orientações sobre a doença, a estratégia de comunicação conta com a afixação de banners nas unidades de saúde e com a distribuição de cartazes e folhetos informativos.
Para o desenvolvimento dessas atividades, são treinados anualmente mais de 20.000 profissionais de saúde da rede pública de atendimento no município de São Paulo.
Somente com o envolvimento e participação de todos, alcançaremos o objetivo de estar mais próximos da eliminação da Hanseníase.
Tabela 1. Nº de casos suspeitos e confirmados nas Campanhas de Hanseníase, Município de São Paulo, 2013 a 2024
FONTE: PLANILHAS DE CAMPANHA DO PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DE HANSENÍASE/DVE/COVISA
* Em 2018 não houve campanha
Tabela 2. Nº de profissionais treinados por CRS nas Campanhas de Hanseníase, Município de São Paulo, 2013 a 2024.
FONTE: PLANILHAS DE CAMPANHA DO PROGRAMA DE CONTROLE DE HANSENÍASE/DVE/COVISA