Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos
Bolsa Primeira Infância
O Programa Bolsa Primeira Infância foi criado para atender crianças entre 0 e 3 anos que ainda não estão matriculadas em creche. Para as famílias em situação de alta vulnerabilidade e já inscritas no CAD Único, a Prefeitura vai oferecer um auxílio financeiro mensal.
O benefício será concedido até o limite de três crianças, exceto quando há mais de um nascimento por gestação. O auxílio é temporário e termina imediatamente após o oferecimento de vaga gratuita em unidade de educação infantil próxima à residência ou endereço de trabalho dos pais ou responsáveis.
Na primeira infância, a criança precisa de diversos fatores para conseguir se desenvolver. Com esse auxílio, a família tem acesso a bens e gêneros de primeira necessidade.
Obrigações das famílias
Ficam estabelecidas algumas obrigações às famílias que conquistarem o direito ao recebimento do auxílio, sendo elas a participação dos pais ou responsáveis em atividades de orientação sobre parentalidade e cuidados com a primeira infância e o cumprimento do calendário de vacinação da criança, conforme orientações do Ministério da Saúde.
Maior número de matrículas da história
Atualmente, São Paulo possui a menor demanda para toda a série histórica, contabilizada desde 2007. O número de vagas oferecidas também é o maior já registrado, com 338,8 mil crianças atendidas (setembro 2019). Desde 2017, foram criadas 55 mil vagas. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação universalizou o atendimento na pré-escola em 2017, atendendo mais de meio milhão de crianças na Educação Infantil.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk