Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Após identificação do Smart Sampa, GCM prende na Zona Sul foragido por atear fogo e matar homem em 2024

Um homem acusado de atear fogo e matar um comerciante em 2024 foi preso pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo na tarde desta segunda-feira (26), após ser identificado pelas câmeras do Smart Sampa, o maior e mais completo sistema de monitoramento por câmeras da América Latina. Ele era considerado foragido desde abril.
Claudenir Ferreira Agassi foi preso pela GCM enquanto caminhava por uma avenida próxima ao Autódromo de Interlagos, na Zona Sul da capital. Segundo as investigações, ele é suspeito de ter ateado fogo em um homem em 2024 após desavenças. A vítima, que era dono de um bar, sofreu queimaduras de terceiro grau, foi internada em estado grave, mas morreu em janeiro deste ano em decorrência dos ferimentos.
Após a identificação pelas câmeras, agentes da GCM conseguiram localizá-lo e o detiveram após a identificação. Ele foi encaminhado ao 11º Distrito Policial, em Santo Amaro, onde teve a prisão confirmada e permanece à disposição da Justiça.
Com auxílio das 27.108 câmeras do Smart Sampa distribuídas pela cidade, 1.188 pessoas foragidas da Justiça foram presas desde o ano passado. Entre elas, assassinos, estupradores, ladrões, devedores de pensão e até integrante da facção “Comando Vermelho” e um da máfia chinesa.
Integrado ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública, o sistema tem ajudado a levar de volta para a cadeia criminosos que não deveriam circular pelas ruas. Além disso, a Guarda Civil Metropolitana, também com a ajuda do Smart Sampa, prendeu 2.449 pessoas enquanto cometiam crimes e colaborou para encontrar 64 pessoas desaparecidas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk