Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Segunda-feira, 10 de Março de 2025 | Horário: 18:43
Compartilhe:

DataFolha mostra que Smart Sampa é aprovado por 9 em cada 10 foliões no Carnaval paulista

Programa da Secretaria de Segurança Urbana de São Paulo foi o item mais bem avaliado em pesquisa encomendada pela Prefeitura de São Paulo

O Smart Sampa foi o item mais bem avaliado do Carnaval de rua 2025 em São Paulo, aponta pesquisa Datafolha. Conforme o levantamento divulgado nesta segunda-feira (10/3), o maior programa de monitoramento por câmeras da América Latina teve aprovação de 91% dos foliões, demonstrando a eficiência da ação criada pela Prefeitura e coordenada pela Secretaria de Segurança Urbana de São Paulo. 

O Carnaval de rua da Capital foi aprovado por 99% dos entrevistados e, para 64% dos foliões, a sensação de segurança melhorou em relação aos carnavais anteriores. Além disso, 79% responderam que pretendem voltar futuramente. Enquanto 72% dos participantes moram na capital, 12% vivem na Região Metropolitana e 17% são de outras partes do estado e do país.

“É a prova de que a tecnologia vem fazendo a diferença na vida das pessoas, tornando a maior festa popular do País um ambiente seguro. Parabéns ao prefeito Ricardo Nunes pela iniciativa corajosa e que vem transformando a segurança urbana da Capital”, destaca o secretário Orlando Morando.

Também foram avaliados outros pontos, como localização de blocos (nota 8,8), organização (8,4); atendimento nos postos médicos (8,2); informações aos participantes (8,1) e limpeza das ruas (7,9). A variedade de blocos e a diversidade de ritmos musicais receberam nota 9.

A pesquisa foi encomendada pela Prefeitura de São Paulo e realizada entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, coletando 2.217 entrevistas em 11 vias públicas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Eficiência no Carnaval paulista
Graças ao sistema de reconhecimento facial do Smart Sampa, 14 criminosos foragidos foram capturados pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e devolvidos ao sistema prisional durante o todo o período de Carnaval deste ano — entre 22 de fevereiro e 9 de março. Além disso, o trabalho de segurança urbana durante o Carnaval resultou na prisão de 10 pessoas em flagrante e na localização de duas pessoas que estavam desaparecidas. 

Neste ano, para garantir a tranquilidade dos foliões, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, intensificou as ações. O efetivo de agentes voltados ao patrulhamento preventivo foi incrementado em 30% em relação ao ano passado – foram 5.351 agentes durante todo o período de festa. Soma-se a isso toda a tecnologia do Smart Sampa, com câmeras inteligentes, drones, base móvel, cão-robô, além de ações de prevenção ao assédio.

Smart Sampa
Considerado o maior programa de monitoramento por câmeras da América Latina, o Smart Sampa conta com 23 mil câmeras de reconhecimento facial colocadas em pontos estratégicos de São Paulo. A ferramenta já levou à prisão 809 criminosos foragidos da Justiça desde julho de 2024, além de possibilitar outras 2.007 prisões em flagrante e a localização de 47 desaparecidos. Como medida de transparência, os números do Smart Sampa são atualizados em tempo real e estão disponíveis no Prisômetro, localizado em frente à central de controle do programa, na Rua XV de Novembro, centro histórico da cidade.

collections
Galeria de imagens