Secretaria Municipal de Segurança Urbana
GCM prende bando com 9 celulares roubados em megablocos da Marquês de São Vicente

A Guarda Civil Metropolitana deteve um grupo que furtava celulares de foliões durante a passagem de megablocos pela Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste, por volta das 15h de domingo (2). Com eles, foram encontrados nove aparelhos furtados de pessoas que estavam nos blocos. O bando era formado por cinco pessoas, dos quais dois menores de idade.
Os GCMs foram procurados por uma mulher, acompanhada por duas amigas, que correram em direção a eles informando sobre o roubo de celular. Nesse momento, perceberam que o bando passava por perto e os identificaram, apontando aos agentes.
Em poucos minutos a equipe capturou três dos integrantes do bando, todos maiores de idade. Enquanto os menores conseguiram fugir da primeira abordagem. No entanto, poucos metros a diante, outros agentes conseguiram abordar os dois fugitivos e recuperar o aparelho celular da vítima.
Após a captura de todos os integrantes do bando, a vítima os reconheceu como os autores do furto, afirmando que um deles havia tomado seu aparelho telefônico e repassado aos outros quatro comparsas. Durante a busca pessoal, foi encontrada uma mochila com nove aparelhos celulares, sendo um de propriedade da vítima.
O grupo foi levado ao 91º DP, na Vila Leopoldina, Zona Oeste.
Balanço do carnaval
Entre sexta-feira e domingo, 11 pessoas foram presas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), entre elas, foragidos flagrados pelas câmeras do Smart Sampa. Entre eles, um homem foragido por assassinar uma mulher em 2020 e outro por tráfico de drogas. Além disso, dois desaparecidos foram encontrados.
Pela primeira vez, o Carnaval de São Paulo está sendo monitorado pelo Smart Sampa, maior e mais completo sistema de segurança da América Latina, com 23 mil câmeras espalhadas pela cidade. Outro recurso tecnológico da gestão em 2025 é a utilização de 20 drones integrados ao Smart Sampa nos 14 megablocos e 365 câmeras nos circuitos destes desfiles.
São 5.350 agentes da GCM nas ruas, o que garante um aumento de 30% no efetivo em relação a 2024. No Carnaval de Rua, serão 470 viaturas, além de 140 motos. Além disso, o Governo do Estado colocou 7.300 policiais militares no reforço à segurança no Carnaval de Rua por dia.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk