Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Quarta-feira, 5 de Fevereiro de 2025 | Horário: 13:46
Compartilhe:

GCM reforça ações de proteção escolar na rede municipal de ensino de São Paulo

Projeto iniciado pela Prefeitura nesta quarta-feira (5), data da volta às aulas, estabelece presença de agentes da Guarda em unidades de ensino como forma de ampliar a sensação de segurança

A Prefeitura de São Paulo, por meio de parceria entre a Secretaria de Segurança Urbana e a Secretaria de Educação, deu início, nesta quarta-feira (5), data que marca o início do ano letivo para 1 milhão de estudantes, a projeto de reforço à segurança escolar com a alocação de agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) em unidades de ensino. A ação tem como objetivo ampliar a sensação de segurança na comunidade escolar, bem como promover a proteção de estudantes, profissionais da educação e famílias.

O prefeito Ricardo Nunes acompanhou, ao lado do secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, a volta dos estudantes às atividades na EMEF Padre Serafin Martinez Gutierrez, em Artur Alvim, na Zona Leste. "Um programa importante que começa hoje e, aos poucos, a gente vai ampliando. São mais Guardas Civis Metropolitanos dando segurança para nossa equipe aqui da escola, alunos, pais. A gente vai continuar com esse olhar, ampliando o efetivo da GCM para cuidar das ruas e das nossas crianças nas escolas", observa o chefe do Executivo.

Conforme explica o secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, o programa seguirá os moldes da experiência exitosa implementada durante sua gestão à frente da Prefeitura de São Bernardo do Campo. “A ação estabelece que os profissionais da GCM permaneçam na unidade escolar durante o período de funcionamento em todos os dias letivos do ano. Uma medida que vem somar às demais ações de segurança já desempenhadas pela Prefeitura, ofertando mais tranquilidade à comunidade”, diz.

A ação será iniciada em 20 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) escolhidas levando em conta critérios de vulnerabilidade e registros de ocorrências – tendo como base os dados do Gabinete Integrado de Proteção Escolar, órgão que compila os dados da GCM e do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA). Além de executar o trabalho de segurança e vigilância patrimonial, os agentes contarão com suporte de equipamentos e tecnologia da GCM, ampliando de forma efetiva as políticas públicas de segurança.

DEAC

Neste primeiro momento, os agentes da GCM serão alocados nas unidades escolares mediante participação na Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC), que possibilita ao servidor trabalhar nos dias de folga, observado o limite mensal de, no máximo, 10 (dez) diárias. Mensalmente, são ofertadas média de 1.650 vagas.

Proteção Escolar

A iniciativa integra o Programa de Proteção Escolar que visa a garantia de um ambiente escolar seguro para a construção do conhecimento e das relações pessoais através da análise dos índices de vulnerabilidade das Unidades Educacionais de cada região, que é feita entre a Chefia das Inspetorias da GCM e os Diretores Regionais de Ensino. A partir disso, as escolas recebem o policiamento por meio do sistema de rondas motorizadas, permanência de viaturas em horários e pontos estratégicos. Nas unidades consideradas de maior prioridade há o policiamento fixo.

collections
Galeria de imagens