Secretaria Municipal de Segurança Urbana
IDMAS completa 6 anos de avanços na proteção das mulheres e promoção da segurança social na Capital

Texto: Marcela Galvão
A Inspetoria da Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS), unidade da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo, celebra seis anos de atuação neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Criada para garantir segurança e suporte aos grupos em situação de vulnerabilidade, a inspetoria vem ampliando sua atuação, consolidando-se como pilar fundamental na proteção das mulheres, na prevenção de violências e problemas sociais. Entre os principais avanços, destaque para o aumento do efetivo, que triplicou desde 2020 – passou de 86 agentes para 257.
Ao todo, a IDMAS atua em cinco programas, entre eles o Guardiã Maria da Penha, criado para garantir a segurança de mulheres vítimas de violência doméstica, monitorando o cumprimento de medidas protetivas. São 165 agentes dedicados exclusivamente a essa missão, com números expressivos: mais de 15 mil mulheres inseridas no sistema de proteção desde 2014 e cerca de 166 mil rondas/visitas realizadas.
“Graças ao investimento e à importância dada pela Secretaria de Segurança Urbana de São Paulo às ações do Guardiã Maria da Penha, a mulher vem perdendo cada vez o medo de denunciar e, com isso, temos assistido cada vez mais vítimas que recebem medidas protetivas para a prevenção de feminicídios, exercendo a cidadania com a garantia dos direitos humanos e cumprindo na íntegra a Lei Maria da Penha”, destaca a comandante da IDMAS, a inspetora de divisão Mary Roseane de Souza.
Outro importante projeto é o Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (GEPAD), criado para conscientizar o público infantojuvenil sobre os riscos do uso de substâncias químicas. Os agentes promovem palestras socioeducacionais em escolas. O Criança Sob Nossa Guarda também se destaca ao oferecer atividades lúdicas com fantoches e pedagógicas, ensinando proteção para crianças e adolescentes.
No campo da assistência social, a IDMAS desenvolve o programa Anjos da Guarda, que centraliza a busca por pessoas desaparecidas e ajuda na reconexão familiar de pessoas em vulnerabilidade com suas famílias. Já a iniciativa de Mediação de Conflitos, em funcionamento desde 2012, oferece um espaço para que indivíduos em situação de desentendimento possam encontrar soluções pacíficas para suas questões judiciais.
Nova estrutura
A IDMAS passou por requalificação em suas instalações para melhor atender a demanda crescente no último ano. O novo espaço conta com mais estrutura, permitindo o aprimoramento das atividades operacionais e administrativas, que incluem um novo refeitório, ampliação dos vestiários, criação de uma brinquedoteca, instalação de um auditório e a criação de um espaço dedicado ao acolhimento das mulheres, nomeada de Sala Lilás.
Dia Internacional da Mulher
O dia 8 de março, além de marcar os avanços da IDMAS nos últimos seis anos, também reforça a necessidade de reflexão sobre os desafios ainda existentes na luta pelos direitos das mulheres na sociedade. A presença feminina nos órgãos de segurança desempenha papel estratégico, tanto no acolhimento e proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade e medo, quanto como representação de uma mudança histórica.
Diariamente, agentes da Guarda Civil Metropolitana atuam para garantir a proteção da população, consolidando o papel da mulher como peça fundamental na segurança urbana da Capital Paulista. “Se antes as mulheres enfrentavam restrições e eram impedidas de ocupar determinados espaços, hoje elas estão na linha de frente da segurança urbana, exercendo suas funções com preparo e determinação”, observa Mary.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk