Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2025 | Horário: 09:35
Compartilhe:

Ladrão de banco e chefe do tráfico do Paraná é preso após reconhecimento facial do Smart Sampa

Homem caminhava pela Rua Augusta, na região central, nesta quarta-feira, quando foi detido por GCMs
Foto mostra uma tela grande com várias imagens de ruas. Mostra tamém mesas commonitores e guardas municipais sentados a frente fazendo o monitoramento das imagens.

A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo prendeu na manhã desta quarta-feira (26), após reconhecimento facial pelas câmeras do Smart Sampa, um homem foragido da Justiça do Paraná por crimes como associação criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e posse ilegal de arma de fogo. Segundo a polícia, ele também teria integrado uma quadrilha que assaltou uma agência bancária no Paraná em 2014.

Desde 2024, o Smart Sampa auxiliou na prisão de 729 foragidos capturados da Justiça. Conhecido como “Bem Bom”, Rômulo Alves Farias, de 37 anos, foi localizado pelas câmeras enquanto caminhava pela Rua Augusta, na região central da capital.

Natural de Curitiba-PR, Rômulo estava foragido desde agosto do ano passado, quando teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça paranaense. Com uma extensa ficha criminal, é apontado como um dos líderes do tráfico de drogas no bairro de Cajuru, em Curitiba. 

Na ocasião do roubo a um banco no Paraná, o grupo utilizou explosivos para arrombar o cofre e levar uma grande quantia em dinheiro. Investigações apontam que Rômulo teria sido o motorista do veículo utilizado na fuga. Suas digitais foram encontradas no retrovisor do carro usado pelos criminosos.

Durante a abordagem nesta quarta-feira, agentes da GCM encontraram em sua posse dois documentos falsos em nome de terceiros. Ele foi encaminhado ao 78º Distrito Policial, no bairro dos Jardins, onde permanece à disposição da Justiça.

O Smart Sampa, maior programa de monitoramento por câmeras da América Latina, é uma ação consolidada e com resultados efetivos para a segurança da capital. Desde 2024, foram 1.925 presos em flagrante sem um único tiro disparado e 41 pessoas que estavam desaparecidas foram localizadas. O sistema de reconhecimento facial tem alto nível de precisão com algoritmos. 

Para tornar o sistema ainda mais completo e mostrar o trabalho dinâmico à população, nesta terça-feira (25) a Prefeitura inaugurou um novo instrumento de transparência do Smart Sampa, o Prisômetro. Com informações atualizadas em tempo real, o painel digital, instalado em frente ao Centro de Comando do Smart Sampa, na Rua XV de Novembro, apresenta à população o número de foragidos da Justiça capturados, de presos em flagrante e de pessoas desaparecidas encontradas.

A ferramenta vem modernizando a política de segurança municipal, permitindo que criminosos condenados por estupro, assassinato e até mesmo integrantes de facções criminosas e de uma máfia chinesa, que estavam circulando pela sociedade e colocando vidas em risco, fossem reconhecidos pelas câmeras e levados de volta ao sistema prisional.

Monitoramento inteligente
Formulado com as mais modernas tecnologias que garantem rapidez e eficácia nas ocorrências do município, o Smart Sampa possui algoritmos avançados que geram alertas inteligentes capazes de identificar atos de intrusão, vandalismo e furtos. Além de alertas que permitem a identificação de placas de veículos furtados ou roubados. O sistema de reconhecimento facial utilizado nos equipamentos permite a localização de pessoas desaparecidas e foragidos da Justiça.

O projeto inovador permite ainda a integração com vários órgãos do serviço público para maior agilidade no atendimento ao cidadão, como é o caso do SAMU, CET, polícias Militar e Civil, entre outros.

collections
Galeria de imagens